Manifestações foram registradas em diversas cidades do Brasil neste domingo (3) com a participação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em Santa Catarina, atos em municípios como Criciúma, Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, em períodos distintos do dia, reuniram manifestantes que pediram a anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e que criticaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Continua depois da publicidade

Marcos do Val é alvo de operação da PF após desembarcar de avião em Brasília

Em Criciúma, o ato começou por volta das 10h, na Avenida Gabriel Zanetti, com a participação do filho de Bolsonaro, o vereador no Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro. Ele esteve ao lado de nomes como a deputada Julia Zanatta (PL-SC). O nome de Carlos Bolsonaro é cotado como possível candidato a senador por SC nas eleições do próximo ano.

De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes permaneceram no mesmo local, e todo o evento foi acompanhado pelas autoridades. Não houve registro de ocorrências, sem bloqueio no trânsito.

Em Joinville, o ato começou às 15h, na Praça da Bandeira, também permanecendo no mesmo local, sem sair em carreatas. Outro movimento foi visto em Chapecó, pela manhã, quando veículos participaram de uma carreata, com concentração no Prolongamento Norte da Avenida Getúlio Vargas, que seguiu pelas ruas da principal via da cidade.

Continua depois da publicidade

Café com Ânderson: O futuro da secretaria de Educação de SC

Já em Florianópolis, a concentração de pessoas iniciou a partir das 16h, na Beira-Mar Norte, com a presença de um trio elétrico e manifestantes que portavam bandeiras, camisas do Brasil e cartazes com os dizeres “Fora, Moraes”.

Veja fotos

Trânsito bloqueado em avenida de Florianópolis

De acordo com a Guarda Municipal de Florianópolis, o trânsito foi totalmente bloqueado na avenida Beira-Mar Norte, uma das mais movimentadas da cidade. A Polícia Militar foi ao local para orientar os motoristas e os pedestres que passam pela avenida.

Veja como está o trânsito

Manifestações pelo Brasil

Segundo informações do portal g1, os protestos foram organizados por aliados de Bolsonaro e aconteceram também em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Campo Grande.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente não participou dos protestos — uma das medidas cautelares decretadas contra ele o proíbe de sair de casa aos fins de semana —, mas mandou uma mensagem aos participantes do ato no Rio de Janeiro por telefone, em uma ligação com o filho Flávio Bolsonaro. O ex-presidente agradeceu a presença do público em Copacabana.

— Boa tarde, Copacabana, boa tarde, meu Brasil, um abraço a todos. É pela nossa liberdade, estamos juntos. Obrigado a todos, é pela nossa liberdade, pelo nosso futuro, pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos! Valeu — disse, no viva-voz do telefone de Flávio.

O senador também publicou uma foto do pai sentado, com a tornozeleira eletrônica visível, no momento em que mandava a mensagem para os participantes do ato.

Leia também

“Não tenho nada com isso”: Bolsonaro evita falar sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Moraes rebate ameaças “milicianas” e cita prazo para julgar Bolsonaro: “Rito irá ignorar as sanções”