Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram em ato pró-governo no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, nesta quarta-feira (7). O grupo passou a se concentrar no local às 10h, ganhou maior volume às 12h e passou a se dispersar por volta das 15h, quando parte dos manifestantes seguiam no trapiche para assistir a um discurso que Bolsonaro faria no Rio de Janeiro, o que encerraria o evento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Na altura em que teve início, o ato ocupava o estacionamento e a área dedicada aos pedestres do trapiche, enquanto as vias da avenida permaneciam livres. Já às 11h, ao menos o trecho mais à direita com sentido à ponte Hercílio Luz passou a ter maior lentidão de veículos, com manifestantes ocupando os canteiros do local e acenando aos motoristas que buzinavam em tom de apoio ao ato.

Duas horas após o início do evento, a via com sentido ao Centro já tinha uma concentração ainda maior de veículos e bastante lentidão. A faixa marginal da Beira-Mar também tinha trânsito lento, mas com menor volume de carros. Os apoiadores do presidente passaram a tomar então a faixa central da avenida e fizeram uma caminhada com sentido à Agronômica até a altura da sede da Polícia Federal.

O retorno ao trapiche se deu por volta das 14h, quando a lentidão do trânsito no trecho atingiu também seu ápice. A partir de então, o volume de manifestantes diminuiu. Por volta das 16h, com o ato já concentrado de volta em seu local de início, o trânsito na Beira-Mar Norte já fluía normalmente.

Continua depois da publicidade

Durante a manhã, manifestantes também fizeram um buzinaço com carros parados no recuo do trapiche. Além da chuva e do vento, chamava a atenção naquela altura do ato a grande presença de caminhões. Dois deles, do tipo munck, erguiam uma bandeira do Brasil.

Havia também um grande volume de faixas favoráveis ao presidente e a candidatos catarinenses aliados a ele, além de bandeiras do país empunhadas por manifestantes.

Em algumas faixas, os apoiadores do presidente Bolsonaro pediam intervenção militar no Supremo Tribunal Federal (STF), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Congresso, o que é proibido pela Constituição de 1988.

Veja foto

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato em Florianópolis
Apoiadores de Bolsonaro fazem ato em Florianópolis (Foto: Ricardo von Dorff / NSC TV)

Outra mensagem com críticas ao STF estava em inglês: “Stop Supreme Court Abuse” (“Pare o Abuso da Suprema Corte”, em livre tradução).

Continua depois da publicidade

A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) comunicou ao Diário Catarinense que monitorava o ato para intervir no trânsito do trecho se necessário.

Apoiadores de Bolsonaro convocaram atos favoráveis ao presidente para o mesmo dia em que diversas cidades do país promovem desfiles cívico-militares em celebração aos 200 anos da Independência. Em Florianópolis, o evento teve início às 9h, na Beira-Mar Continental, a Avenida Cláudio Alvim Barbosa.

Desfiles de 7 de Setembro atraem público nas cidades de SC mesmo com chuva

Havia a expectativa de que bolsonaristas que foram assistir ao desfile se deslocassem ao final dele para o Trapiche, por volta das 11h, conforme apurou a reportagem. A GMF não previa, no entanto, que fosse necessária alguma alteração no trânsito por conta disso. 

A Polícia Militar também acompanha a movimentação dos apoiadores do presidente.

O ato pró-governo foi convocado em Florianópolis por grupos bolsonaristas nas redes sociais e também por lideranças de direita que concorrem nas eleições de 2022.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Feriado de 7 de Setembro terá chuva em todas as regiões de SC

Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro

Vídeo explica como o coração de Dom Pedro I está conservado há 187 anos; assista