Cada vez mais os exigentes consumidores de carros vão se acostumando com a conectividade a bordo, que vai além do simples pareamento do celular com o sistema multimídia. Especialistas apontam que o sistema de monitoramento a distância é um recurso que será tendência nos próximos anos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Jeep, por exemplo, acaba de estender ao modelo Grand Cherokee 4xe a Adventure Intelligence, plataforma de serviços conectados que já é oferecida em versões de Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator.
Por meio desse aplicativo, o SUV passa a contar com recursos como monitoramento remoto do veículo que permite partida a distância, acionamento do ar-condicionado, alertas personalizados de manutenção e desempenho, chamada de emergência, assistência mecânica, etc. Por ser um modelo híbrido plug-in tem ainda à disposição serviços como programação de recarga.
Continua depois da publicidade
Até 12 meses o acesso é gratuito e depois desse período pode haver a cobrança de um pacote mensal ou anual. O Jeep Grand Cherokee 4xe está à venda por R$ 549.990.
Troca de óleo adiada
A Ford também possui um sistema inteligente por meio do aplicativo FordPass, que pode ser usado para enviar alertas ao proprietário sobre a troca de óleo do motor, entre outros serviços.
Quando o nível do óleo estiver em 5%, o aplicativo envia um alerta indicando que a troca deve ser feita em breve. Se estiver em 0% avisa que a troca deve ser imediata.
Mas vai além e promove até economia: a picape Ford Ranger, por exemplo, conta com um serviço de monitoramento inteligente da vida útil do óleo, que embora tenha uma certa quilometragem ou tempo, a troca pode ser adiada conforme o uso do veículo, tudo monitorado remotamente.
Continua depois da publicidade
Depois de alguns anos, essa diferença de tempo de troca pode refletir numa boa economia.
Leia também
Novo museu de carros tem raridades e preciosidades em antiguidades; veja fotos
O “fim de linha” para sete carros; veja se o seu está na lista
Os cinco melhores carros elétricos para comprar até R$ 200 mil