Cada vez mais os exigentes consumidores de carros vão se acostumando com a conectividade a bordo, que vai além do simples pareamento do celular com o sistema multimídia. Especialistas apontam que o sistema de monitoramento a distância é um recurso que será tendência nos próximos anos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Jeep, por exemplo, acaba de estender ao modelo Grand Cherokee 4xe a Adventure Intelligence, plataforma de serviços conectados que já é oferecida em versões de Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator.
Por meio desse aplicativo, o SUV passa a contar com recursos como monitoramento remoto do veículo que permite partida a distância, acionamento do ar-condicionado, alertas personalizados de manutenção e desempenho, chamada de emergência, assistência mecânica, etc. Por ser um modelo híbrido plug-in tem ainda à disposição serviços como programação de recarga.
Até 12 meses o acesso é gratuito e depois desse período pode haver a cobrança de um pacote mensal ou anual. O Jeep Grand Cherokee 4xe está à venda por R$ 549.990.
Continua depois da publicidade
Troca de óleo adiada
A Ford também possui um sistema inteligente por meio do aplicativo FordPass, que pode ser usado para enviar alertas ao proprietário sobre a troca de óleo do motor, entre outros serviços.
Quando o nível do óleo estiver em 5%, o aplicativo envia um alerta indicando que a troca deve ser feita em breve. Se estiver em 0% avisa que a troca deve ser imediata.
Mas vai além e promove até economia: a picape Ford Ranger, por exemplo, conta com um serviço de monitoramento inteligente da vida útil do óleo, que embora tenha uma certa quilometragem ou tempo, a troca pode ser adiada conforme o uso do veículo, tudo monitorado remotamente.
Depois de alguns anos, essa diferença de tempo de troca pode refletir numa boa economia.
Leia também
Novo museu de carros tem raridades e preciosidades em antiguidades; veja fotos
O “fim de linha” para sete carros; veja se o seu está na lista
Os cinco melhores carros elétricos para comprar até R$ 200 mil