Primeira “rede social de políticos”, o aplicativo SOS Eleitor foi desenvolvido para o a população de São José, Palhoça e Florianópolis conhecer e monitorar os candidatos a cargos políticos nessas três cidades.Matheus Sant’Ana, um dos criadores do projeto, esteve no Fórum CBN Diário desta terça-feira e explicou como funciona o aplicativo. Segundo Matheus, a ideia é que o app passe a funcionar em São Paulo e Belo Horizonte a partir de janeiro, e na Bélgica em fevereiro, por meio do projeto Cidades Inteligentes.

Continua depois da publicidade

Outra iniciativa que pode ajudar os eleitores a conhecerem seus candidatos está sendo desenvolvida para três cidades de Santa Catarina: Blumenau, Gaspar e Ilhota. O aplicativo Vote Consciente foi criado pela arquiteta e urbanista Ana Letícia Knuth, e informa quais são os posicionamentos e as opiniões defendidas pelas pessoas que desejam representar a população. Ao utilizar o aplicativo, o eleitor responde a dez perguntas e uma comparação é feita entre as suas respostas e as dos candidatos, que foram fornecidas previamente.

Sob comando de Renato Igor, o Fórum CBN Diário desta terça-feira conversou sobre os projetos e também sobre a campanha Vote Consciente, criada em parceria do Diário Catarinense e da RBS TV. No final de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina recebeu cerca de 100 líderes comunitários da Grande Florianópolis com o objetivo de discutir a importância da conscientização do eleitor na época de escolha de candidatos.

Convidados:

Nikolas Bottos – advogado

Continua depois da publicidade

Mateus Sant’Ana – empresário e criador do aplicativo SOS Eleitor