Uma ferramenta online criada por um engenheiro catarinense é a única representante brasileira no desafio de aplicativos da Google, de acordo com notícia publicada pelo Blog do Pancho. Jonathan Kraemer, que atualmente mora nos Estados Unidos, lançou a versão beta do Enchentes.org, aplicativo baseado no nível da água do rio Itajaí-Açu em Blumenau, na região catarinense do Vale do Itajaí, que auxilia a população a detectar pontos de alagamento, rotas alternativas, abrigos e outros locais importantes, em caso de cheia do rio.
Continua depois da publicidade
Na tela do aplicativo, uma barra de rolagem aponta o nível atual do rio, em metros, de acordo com informações atualizadas pela Defesa Civil de Blumenau a cada 20 minutos. Ao lado, um mapa interativo ilustra os possíveis pontos de alagamento na cidade, com base no volume de água detectado. Também é possível utilizar a ferramenta para simular outros cenários e, com isso, descobrir o ponto inicial de alagamento de uma rua ou área específica.
Assista ao vídeo de apresentação da ferramenta (em inglês):
De acordo com o Enchentes.org, em caso de subida do nível do Rio, o primeiro ponto da cidade a registrar alagamento fica na Rua São Rafael, em Itoupava Norte, a partir de 7,4 metros de altura no nível da água do rio. Com 13 metros – nível máximo registrado na cheia de setembro de 2011 – o mapa mostra centenas de áreas alagadas na cidade.
Continua depois da publicidade
Ao todo, participam do desafio de aplicativos 48 ferramentas que combinam tecnologias da Google com fontes municipais de dados. O concurso irá selecionar as quatro ideias mais impactantes para serem premiadas – três serão escolhidas por júri especializado e uma pelo voto popular.
Os vencedores terão a chance de apresentar os projetos na próxima edição do evento anual de desenvolvedores da Google, marcado para maio de 2013, além de tablets Nexus e um jantar com as equipes do Google Maps e da Places API.
Para conhecer as ideias participantes e votar na sua preferida, acesse o site do desafio de aplicativo do Google. O voto é computado clicando no botão g+1.
Continua depois da publicidade