Os passageiros de ônibus de Florianópolis ganharam uma nova opção para se informar sobre os trajetos e horários das empresas Transol, Canasvieiras, Estrela e Insular. O aplicativo para celulares com a plataforma Android, chamado de Bus Maps, pode ser baixado gratuitamente e faz uma previsão do momento em que o ônibus irá chegar até o ponto de ônibus desejado, além de mostrar qual o trajeto de cada uma das linhas disponíveis no local.
Continua depois da publicidade
Como é o aplicativo visualmente:
– Em algumas cidades na Europa isso é feito pelas prefeituras da cidade, onde os ônibus tem GPS pra os passageiros se informarem quando o veículo passa por determinado lugar – disse Matheus Vilella, veterano do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Vilella criou o aplicativo para o Trabalho de Conclusão de Curso da universidade. Segundo ele, os outros aplicativos mostram somente o horário de saída dos terminais, sem mostrar o trajeto e o tempo que o veículo chega ao ponto desejado. Os mapas utilizados foram extraídos de um projeto chamado Open Street Map, uma espécie de Wikipedia dos mapas, editado por internautas do mundo inteiro.
– No futuro, quero incluir um GPS e fazer uma análise da situação do trânsito. É uma ideia para melhorar esta estimativa de que horas o ônibus chega ao local, como em caso de congestionamento. É tipo fazer um panorama em tempo real de como está o trânsito. – explicou Matheus Vilella.
O Bus Maps é leve: ocupa 1Mb da memória do celular. É uma alternativa para diminuir a espera pelo transporte coletivo da Capital. Até o momento, cerca de 150 pessoas já tinham baixado o aplicativo.
Continua depois da publicidade
Outros aplicativos:
Waze:
Utilizado no mundo inteiro por motoristas de carro. As pessoas participam por GPS informando como está o trânsito em tempo real. Assim é possível ter uma estimativa de quanto tempo demora para chegar em um local específico.
Mostra os horários dos ônibus saindo dos terminais das cidades de Florianópolis, Blumenau, Biguaçu e Gaspar. É possível ver o itinerário, mas não no formato de mapa.