Com previsão de lançamento para o primeiro semestre deste ano, o Floripa Hike é um aplicativo que vai reunir as principais informações sobre trilhas em Florianópolis. O app foi projetado por três sócios, Rafael Cardoso Cunha, Tiago Buss e José de Magalhães, que perceberam a necessidade de criar uma plataforma que disponibilize esses dados sobre o atrativo do ecoturismo na capital catarinense.

Continua depois da publicidade

​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​

— O pessoal de fora gosta muito de fazer trilhas em Floripa, principalmente na Lagoinha do Leste. Mas para ter informações, precisam acessar sites, blogs, portais, para saber a localização, tempo médio, dificuldade… Perdem quase uma hora pesquisando e ainda perde-se muita informação porque os conteúdos são muito dispersos, isso quando não tem falhas — questiona Rafael Cardoso Cunha.

Para mudar esse cenário, Rafael conta com a parceria da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), que já tem 10 trilhas mapeadas com os dados de níveis, localizações exatas e informações sobre altitude e metragem.

— E a gente, por desencargo de consciência, vai a campo também para mapear essas trilhas agora em abril. Vamos utilizar um software que já está pronto para esse mapeamento, que vai avaliar o percurso, levantar o tempo médio de distância percorrida, altitude, e todas as informações que precisamos para finalizar os mapas.

Continua depois da publicidade

Rafael na Pedra da Coroa
Rafael na Pedra da Coroa (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o lançamento do aplicativo, quatro trilhas estarão disponíveis: Gravatá, Lagoinha do Leste, Costa da Lagoa e a Pedra da Boa Vista – da Barra para a Galheta — e a previsão é incluir outras 10 até setembro. Os outros trajetos serão incrementados conforme o trabalho de revitalização, realizado pela Floram, como na praia dos Ingleses, na trilha que liga a Praia Brava, que está entre as prioridades do órgão para os próximos meses.

Previsão de mapeamento das trilhas
Previsão de mapeamento das trilhas (Foto: Divulgação)

Informação, interação e colaboração

São três funções disponíveis no aplicativo. A primeira oferece a possibilidade de visualizar num mapa, ou em formato de lista, quais são as trilhas disponíveis. Esse espaço permite selecionar, escolher quais as trilhas que quer executar e localizar o caminho no mapa. Além das informações e fotos 360° dos principais pontos do percurso, o usuário terá acesso à média da trilha, baseada em normas da ABNT sobre intensidade, sinalização e orientação do terreno.

Para selecionar a trilha desejada, o trilheiro poderá também contar com um auxilio da inteligência artificial: basta informar suas preferências para o aplicativo sugerir a melhor trilha para o perfil desejado.

— Por exemplo: amanhã eu quero fazer uma trilha curta, perto do centro, porque eu não quero me cansar e tenho um compromisso à tarde, e que seja uma trilha que tenha praia para eu dar um mergulho. Daí o aplicativo vai sugerir a trilha do Gravatá — explica Rafael.

Continua depois da publicidade

Depois de concluído o percurso, o usuário é convidado a opinar sobre a beleza natural da trilha selecionada, se tinha boa sinalização, entre outras avaliações, e dar estrelas, que ficam visíveis para os novos usuários.

— O espaço também permite registrar reclamações, que serão encaminhadas diretamente para a Floram. O órgão vai receber e modificar os problemas identificados, como trechos que desbarrancaram em casos de chuva ou se tem lixo no caminho.

O lançamento do aplicativo será realizado no Floripa Shopping, com data ainda a ser confirmada. Além da parceria do shopping e do órgão público, os sócios contam com o apoio da W16.