Ao instalar o aplicativo, que pode ser baixado em Smartphones com sistemas Android ou iOS, é preciso configurar os parâmetros inserindo os números de telefone e/ou endereços de e-mails que se deseja cadastrar na lista de contatos especiais e formatar a mensagem de texto que será enviada em situações de emergência para esses contatos.
Continua depois da publicidade
Quando a pessoa estiver em uma situação de emergência médica, por exemplo, basta apertar o “botão de pânico” que o aplicativo, batizado de “Graber 24×7”, dispara um SMS ou e-mail para todos os usuários cadastrados, com a mensagem de emergência personalizada. O aplicativo também envia, imediatamente, a localização da pessoa através do Google Maps, recurso que auxilia o socorro dos bombeiros ou serviços de assistência médica, por exemplo.
Os fabricantes do aplicativo, que será lançado a partir de amanhã, durante a Feira Internacional de Segurança, em São Paulo, acreditam que a novidade será últil principalmente para pessoas idosas que moram sozinhas e precisam avisar seus parentes de forma rápida quando estiverem em emergência, como problemas de locomoção, quedas, tontura e acidentes domésticos.