Em 15 dias desde seu lançamento, o aplicativo do site de queixas de consumidores ReclameAqui já é sucesso de público. Nesse período, foram feitos 70 mil downloads da ferramenta, com 18 mil reclamações cadastradas.
Continua depois da publicidade
O aplicativo é gratuito e tem versões para os sistemas operacionais iOS e Android.
– O número nos surpreendeu, quase não fizemos propaganda fora do nosso próprio site – diz Maurício Vargas, presidente do ReclameAqui.
Um dos destaques do aplicativo é a possibilidade de se registrar a reclamação em qualquer lugar, não sendo mais necessário ir até um local com computador para fazê-lo. Quando a empresa responde à reclamação, o usuário recebe um aviso no celular ou tablet. As reclamações feitas no aparelho móvel podem ser acompanhadas no site.
Continua depois da publicidade
Outra funcionalidade do aplicativo é a possibilidade de se enviar uma foto junto com a queixa. Vargas informa que 17% das reclamações já vêm com fotos, que podem ser de produtos com defeito ou de documentos comprovantes.
Até agora, a área de alimentação tem sido a campeã das queixas no novo app, com consumidores enviando fotos de pratos em restaurantes ou exemplos de produtos com problemas. Em segundo lugar, vem reclamações de móveis planejados.
O site do Reclame Aqui tem 11,5 milhões de pessoas cadastradas atualmente e recebe cerca de 20 mil reclamações por dia.
Continua depois da publicidade