Mais de sete mil itens sem glúten podem ser encontrados no Gofind.Online, aplicativo desenvolvido em Joinville e que tem como objetivo ajudar as pessoas que precisam deste tipo de alimento, especialmente os celíacos.

Continua depois da publicidade

Para os portadores da doença, há mais de três mil itens cadastrados em todo o país. Estima-se que 1% da população brasileira tenha doença celíaca.

Confira as últimas notícias de Joinville e região

No app é possível encontrar qual loja mais próxima tem o produto desejado em estoque. Se o usuário chegar na loja e não encontrar o alimento, tem a opção de avisar no aplicativo.

Fernando Farias, desenvolvedor do projeto, disse que atualmente, há 40 empresas especializadas cadastradas, 30 mil pontos de venda e sete mil usuários que já baixaram o app desde fevereiro deste ano. Ele pede a ajuda dos celíacos para saber quais produtos são seguros e não têm nenhum tipo de contaminação por glúten.

Continua depois da publicidade

– Somente com a ajuda das pessoas que vivem este grave problema teremos marcas relevantes para este público. Até o final do ano esperamos ter 20 mil itens indicados por quem tem doença celíaca – estima o CEO da Gofind.Online.

Conheça o ‘James’, aplicativo que funciona como assistente pessoal

A novidade é importante porque uma das principais dificuldades de quem sofre com a doença celíaca é encontrar os alimentos. A Associação dos Celíacos de Joinville (Acelbra) recomenda o aplicativo aos intolerante ao glúten, proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. A presidente da Acelbra, Heloisa Bade, explica que a doença celíaca caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida.

– A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos nutrientes. O diagnóstico também é complexo. Exames laboratoriais podem indicar a doença, mas o diagnóstico deve ser confirmado por endoscopia com biópsia do intestino delgado. Quem continua ingerindo alimentos com glúten apresenta maior risco de desenvolver doenças no fígado, tireoide, rins, pele e até câncer. O único tratamento é a dieta que deve ser seguida para o resto da vida – explica Heloísa, que é portadora da doença e tem dois irmãos que também são.

Felipe Samy (E), diretor de operações, e Fernando Farias (D), diretor executivo

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. As empresas interessadas em divulgar seus produtos na plataforma, sem custo, podem entrar em contato pelo site do aplicativo: www.cadastro.gofind.online.

Continua depois da publicidade