Nesta terça-feira, 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, ocorre o lançamento de um aplicativo para aproximar famílias de pessoas idosas com cuidadores capacitados. É o aplicativo Nonno, avô em italiano. O app pode ser baixado gratuitamente, inicialmente apenas no sistema android, e vale inicialmente para Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Autor da ideia, o estudante de administração da Esag/Udesc, Matheus Alban, conta que 20 cuidadores de idosos já estão disponíveis no aplicativo. O total cadastrado é de 200 pessoas interessadas no trabalho, mas dependem ainda de aprovação.
— Colocar alguém dentro de casa para cuidar de um idoso é uma questão muito delicada. Cada um dos cuidadores cadastrados no aplicativo passa por um rigoroso processo de seleção. São verificados os antecedentes da pessoa e ela passa por entrevista com psicólogo. Com o aplicativo, o cuidador passa a ter mais oportunidade de trabalho, e a família terá a facilidade e a segurança ao contratar — explica Alban.
Cada contrato firmado entre um cuidador e um idoso tem 20% do valor destinado ao gerenciamento do aplicativo. O serviço deve ser levado a outras regiões do Estado a partir do ano que vem.
Continua depois da publicidade