O assistente de inteligência artificial Deep Seek superou o ChatGPT em downloads na App Store (iPhone), nesta segunda-feira (27). Ele também se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado na loja nos Estados Unidos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A ascensão do DeepSeek motivou a queda das ações de empresas ligadas à inteligência artificial. No índice Nasdaq — indicador norte-americano que reúne empresas de tecnologia —, as ações da Nvidia recuaram 10%, enquanto os papéis da Oracle caíram 8% nas negociações pré-abertura. Os contratos futuros da Nasdaq caíram quase 4%.

No mesmo dia, o chat bot chinês sofreu um ciberataque. A startup chinesa disse que limitará temporariamente o cadastro de usuários.

O Deepseek pode ser uma alternativa viável e mais barata de inteligência artificial, de acordo com o g1. O assistente de IA foi lançado no último dia 10 e utiliza menos dados a um custo bem menor do que modelos de empresa já estabelecidas. A popularidade do app derrubou teorias sobre o protagonismo dos EUA em IA.

Continua depois da publicidade

“(O Deepseek) lidera a tabela de classificação entre os modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados globalmente”, alegaram os criadores do modelo DeepSeek-V3.

O que é a DeepSeek

A DeepSeek é uma startup chinesa sediada em Hangzhou. Seu acionista controlador é Liang Wenfeng, cofundador do fundo de hedge quantitativo High-Flyer, com base em registros corporativos chineses.

O fundo de Liang anunciou em março de 2023 que concentraria recursos na criação de um “novo e independente grupo de pesquisa para explorar a essência da AGI (inteligência geral artificial)”. O aplicativo foi criado naquele mesmo ano.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Empresa de tecnologia com atuação em SC abre 44 vagas de trabalho 100% remoto

Qual a importância da CDN (Content Delivery Network) na velocidade de sites?

Fundo americano coloca R$ 240 milhões no bolso de empresa de Blumenau