Gastos de órgãos públicos, remuneração de políticos e servidores, além da execução orçamentária do Poder Executivo municipal ou estadual. Essas são algumas informações que estão disponíveis para os mais de 10 mil moradores de Apiúna, município localizado no Vale de Santa Catarina. De acordo com um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 492 municípios brasileiros, a pequena cidade catarinense é a primeira colocada nacional em transparência pública. Na comparação para Estados, Santa Catarina está na quinta colocação.

Continua depois da publicidade

::: Veja o portal da pesquisa da Escala Brasil Transparente

A pesquisa, chamada de Escala Brasil Transparente (EBT), foi divulgado na sexta-feira, em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, e leva em consideração uma metodologia criada pela própria CGU para avaliar o grau de cumprimento às normas da lei. Além de Apiúna, outros três municípios catarinenses aparecem entre as dez cidades mais transparentes: Frei Rogério, Correia Pinto e Imbuia. Florianópolis aparece na 11ª colocação.

As notas foram dadas de acordo com uma lista de requisitos estipulada pela CGU, como possibilidade de acompanhamento de pedidos e também implantação de instâncias recursais. Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. No entanto, a pesquisa mostra que 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois.

Continua depois da publicidade

Capitais e cidades com menos de 50 mil habitantes entraram na pesquisa

Para fazer a pesquisa, a CGU informou que fez uma seleção aleatória para os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. A avaliação ocorreu apenas em Prefeituras e governos estaduais. Pelo menos 9% dos municípios de cada Estado foram avaliados, além de capitais e do Distrito Federal.

Ranking dos municípios

1º Apiúna (SC)

2º São Paulo (SP)

3º Nazarezinho (PB)

4º Frei Rogério (SC)

5º Correia Pinto (SC)

6º Curitiba (PR)

7º Imbuia (SC)

8º Brasília (DF)

9º Recife (PE)

10º Fortaleza (CE)

11º Florianópolis (SC)

Ranking dos Estados

1º Ceará

2º São Paulo

3º Paraná

4º Sergipe

5º Santa Catarina

6º Rio Grande do Sul

7º Distrito Federal

8º Goiás

9º Espírito Santo

10º Tocantins