O Figueirense emitiu um comunicado nesta sexta-feira (13) para informar que o jogo deste domingo (15), contra o Brusque, terá presença da torcida no Estádio Orlando Scarpelli. A dúvida surgiu depois que outras federações, como Paulista, Carioca e Gaúcha, anunciaram jogos sem a presença de público neste final de semana, em função da pandemia de coronavírus.
Continua depois da publicidade
Na tarde desta sexta-feira (13), o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, determinou que eventos que recebam mais de 250 pessoas na capital catarinense sejam cancelados a partir do dia 16, segunda-feira, como medida de prevenção ao novo Coronavírus. A partida entre Figueirense e Brusque, no domingo, não é afetada pelo decreto.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Assim, o clube garante que os alvinegros podem comparecer normalmente ao estádio. Os ingressos são vendidos nas bilheterias do Scarpelli, pontos de venda credenciados e também pelo site da Futebol Card. Entradas para o Setor A (cobertas) custam R$ 80, e demais setores, R$ 40. Todos os sócios tem direito a comprar um ingresso com 50% de desconto para os setores A, B e C. Menores de 12 anos não pagam ingresso em nenhum setor, desde que estejam acompanhados por um adulto e apresentem documento oficial com foto nas catracas.
A única possibilidade de reverter a realização do jogo com público seria uma medida por parte do governo do Estado. O governador Carlos Moisés convocou uma coletiva na manhã deste sábado para falar da situação do coronavírus em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) também manteve a liberação de presença de torcedores em todos os jogos deste final de semana, que marca o fim da primeira fase do Estadual. O presidente Rubens Angelotti disse que só determinará o fechamento dos portões se houver recomendação ou determinação das autoridades. Já a possibilidade de adiar os jogos esbarra na falta de datas no calendário.
A nota oficial do Figueira também cita medidas adotadas pelo clube. Confira:
O clube ressalta a importância da prevenção em um momento de grave crise na saúde pública e está tomando todas as medidas cabíveis para que nenhum funcionário ou atleta alvinegro seja infectado pelo Covid-19, seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.
Neste sábado (14), o Dr. Antônio Fernando Miranda, respeitado infectologista e vice-presidente do Furacão, agendou uma reunião entre todos os profissionais do departamento de futebol do clube para tratar, entre outros assuntos, deste tema. Na ocasião, o Dr. Antônio Miranda, juntamente com todo o corpo do Departamento Médico do Figueirense, vai orientar aos atletas e membros da comissão técnica sobre como se prevenir de um possível contágio e o que fazer em caso de sintomas e suspeição da doença causada pelo vírus.
Assim sendo, as atividades no clube seguem normalmente até que seja enviada alguma nova recomendação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Catarinense de Futebol (FCF) ou entidades governamentais.
Continua depois da publicidade