Tropas sírias entraram em confronto com rebeldes nesta sexta-feira, próximo à fronteira com a Turquia, conforme um grupo de ativistas. Os combates, aparentemente, são os primeiros episódios de uma grave violação do cessar-fogo internacional que entrou em vigor à meia noite de quinta-feira (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Após o confronto, não houve mais tiroteios ou ataques de foguetes, que eram comuns antes da trégua, em outros pontos do país.
O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com base na Grã-Bretanha, disse que os confrontos ocorreram nos arredores da aldeia de Khirbet el-Joz, no noroeste da Síria. O grupo, que apóia os ativistas, disse que o exército enviou tanques para a área antes do ataque.
Outro grupo, o Conselho Nacional Sírio (CNS), também disse que tanques estavam perto de Khirbet el-Joz e atacaram um posto policial guardado por dissidentes do Exército da Libertação da Síria. O CNS informou um tiroteio muito intenso. A agência de notícias estatal turca Anadolu divulgou informações semelhantes.
Continua depois da publicidade