Representantes da Defesa Civil e da prefeitura se reuniram na tarde deste sábado para avaliar a situação da enchente em Lages e decidiram não decretar situação de emergência. Um novo encontro entre as autoridades está previsto para segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Pelo menos 60 famílias precisaram deixar as suas casas em Lages, na Serra Catarinense, devido aos problemas causados pela forte chuva que cai sem parar no Estado. O Rio Carahá, que atravessa a região central da cidade, começou a transbordar no fim da noite de sexta-feira e o nível sobe com rapidez.

::: Situação das rodovias estaduais e federais por causa das chuvas em SC

::: Oeste, Meio-Oeste e Serra de Santa Catarina estão com cidades alagadas

Dos 14 bairros cortados pelo Carahá, a água invade ruas e residências em cinco – Bom Jesus, Caça e Tiro, Habitação, Universitário e Vila Nova. A Avenida Belizário Ramos, que margeia o rio em toda a sua extensão, está interditada nos trechos que cortam essas comunidades.

Continua depois da publicidade

No bairro Morro Grande, cerca de 40 famílias foram evacuadas emergencialmente devido ao iminente risco de deslizamento de terra sobre as suas casas. Os moradores saíram apenas com documentos pessoais e algumas roupas e foram levadas a um abrigo público montado no Caic do bairro Santa Catarina.

Incluindo as pessoas que precisaram sair de suas residências nos bairros afetados pelo Rio Carahá e também no bairro Passo Fundo, onde algumas ruas estão alagadas, o total de famílias em abrigos públicos chega a aproximadamente 60, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

O jardineiro Reni foi um a deixar a casa. Foto: Pablo Gomes, Agência RBS

Outros moradores saíram por conta própria e foram para as casas de amigos e parentes, como o jardineiro Reni Reis Amarante, de 65 anos e morador do Universitário. Ele saiu quando a água chegou, ainda na manhã de sexta-feira, e agora está na casa dos filhos.

– Que Deus ajude o nosso povo e essa enchente não seja pior -, lamenta Reni.

Na vizinha Correia Pinto, cidade de 15 mil habitantes e localizada a 25 quilômetros de Lages, o Centro e o bairro Nossa Senhora Aparecida também estão com ruas alagadas. Uma família será removida para abrigo público.

Continua depois da publicidade

::: Fotos: chuva causa estragos e alaga cidades em Santa Catarina