Menos de 10 mil crianças de três a 11 anos estão com o esquema primário de vacinação contra a Covid-19 completo em Florianópolis, até esta quinta-feira (23) — o número representa cerca de 18% do público incluso neste grupo. Mesmo que a imunização da faixa etária no Estado ocorra há mais de seis meses, apenas uma a cada 10 crianças se vacinou com duas doses até o momento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp
O público da faixa etária, conforme o vacinômetro da Capital, representa 49.301 crianças. Dessas, apenas 9.328 estão imunizadas com o esquema primário.
Apesar de a vacinação do grupo de cinco a 11 anos ter iniciado em janeiro de 2022, em Santa Catarina, ela só foi estendida para o grupo de três e quatro anos em julho. Bebês de seis meses a dois anos, que também estão sendo imunizados, começaram a receber as doses em novembro. O número de vacinados do público bebê em Florianópolis, no entanto, não é divulgado pelo vacinômetro e, portanto, não contabilizado na porcentagem atual. A reportagem solicitou os dados ao órgão, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.
Conforme o virologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Mansur, a falta de preocupação dos pais com a doença é um dos motivos para a baixa vacinação, assim como a falta de campanha de imunização.
Continua depois da publicidade
— A mortalidade em geral caiu, está todo mundo vacinado, e, como as crianças normalmente já sofriam menos, falta preocupação dos pais em relação a isso — diz.
Santa Catarina orienta a vacinação dos três grupos de forma separada. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, crianças de seis meses a quatro anos devem receber a vacina Pfizer baby. De cinco a 11 anos, porém, a Pfizer pediátrica ou Coronavac. Dentro destes grupos, separa-se ainda, conforme o Ministério da Saúde, as crianças de três a quatro anos, que, de acordo com a recomendação, têm de tomar Coronavac, apesar de estarem aptas a receber também a Pfizer baby. Todas as doses de reforço, independente do esquema primário, são Pfizer.
A prefeitura de Florianópolis opta, no momento, por ofertar apenas Pfizer para a imunização de crianças. A vacina Coronavac está sendo aplicada na Capital apenas como segunda dose do esquema primário para os pequenos que já foram vacinados com o imunizante.
A Secretaria da Saúde informou que, nas últimas remessas, Santa Catarina tem recebido poucas doses da vacina Coronavac, mas que, em meados de janeiro, foram enviadas 280 doses para a Capital. Até esta quinta-feira, Florianópolis ainda mantinha 220 doses do imunizante.
Continua depois da publicidade
Veja onde levar as crianças para se vacinar em Florianópolis
Pfizer baby
- CS Canasveiras
- CS Capivari
- CS Saco dos Limões
- CS Costeira
- CS Monte Cristo
- CS Abraão
Pfizer pediátrica
- CSs Canasvieiras
- CSs Capivari
- CSs Sacos dos Limões
- CSs Monte Cristo
- CSs Costeira
- CSs Abraão
- CSs Van Intinerante – Largo da Catedral segundas, quintas e sextas e Ticen às terças e quartas
Leia também
Internações por desnutrição em SC têm pior patamar em 3 anos e dão alerta sobre fome
Falta de vagas para alunos pressiona judicialização da educação em SC
Vizinho distraído que causou incêndio em casa é condenado a pagar indenização em Brusque