Um total de 15 brasileiros competiu em 11 baterias em Sunset Beach, no Havaí, mas apenas seis saíram classificados na última etapa do circuito World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso. Com ondas de três a quatro metros neste domingo, o Brasil teve uma baixa logo na terceira bateria do dia, com as derrotas do paulista Odirlei Coutinho e do potiguar Danilo Costa.
Continua depois da publicidade
Os dois pararam diante dos havaianos Nathan Carroll e Sean Moody, com o niteroiense Bruno Santos também avançando em segundo lugar na bateria. Bruninho ainda disputou a última bateria do domingo, mas a dobradinha havaiana de Carroll e Moody funcionou de novo, desta vez derrubando ele e o pernambucano Paulo Moura.
A outra eliminação dupla do Brasil aconteceu com o cearense Dunga Neto e o carioca Pedro Henrique. A bateria foi vencida pelo australiano Samba Mann, com o havaiano Kainoa McGee passando em segundo lugar.
O gaúcho Rodrigo Dornelles, que estava mais próximo da zona de classificação à elite do surfe mundial em 2006, o World Championship Tour (WCT), terminou em último na sua bateria e agora somente três brasileiros seguem com chances de terminar entre os 15 do WQS.
Um deles é o paranaense Jihad Kohdr, que não passou do primeiro dia de disputas em Sunset Beach, mas continua ocupando a penúltima posição na lista de acesso ao WCT 2006.
Continua depois da publicidade
Outro é o carioca Leonardo Neves, que estreou bem e derrotou dois havaianos respeitados em Sunset Beach: Myles Padaca e Jesse Merle-Jones. Leo Neves vai abrir o próximo dia de disputas no Havaí enfrentando seu grande amigo Eric Rebiere, carioca que compete pela França, além de dois havaianos, Dustin Cuizon e Mikala Jones. Para garantir sua vaga no WCT no ano que vem, Leo tem que conquistar o caneco no Havaí.
Em situação idêntica está o potiguar Marcelo Nunes que avançou em Sunset Beach com um segundo lugar na sua bateria.
Outros brasileiros que seguem vivos na última etapa do WQS são o potiguar Marcelo Nunes, o paulista Renan Rocha, o carioca Yuri Sodré, o niteroiense Guilherme Herdy e o jovem cearense Pablo Paulino.
Agora, restam nove brasileiros na disputa do título do evento máximo de seis estrelas em Sunset Beach, incluindo o campeão do WQS 2005, Adriano de Souza (o Mineirinho), o paranaense Peterson Rosa e o carioca Raoni Monteiro, que ainda farão suas primeiras apresentações no Havaí.
Continua depois da publicidade