Até 21 de novembro, apenas 212 mil doses de reforço contra a Covid-19 foram aplicadas em Joinville. São 296 mil a menos se comparado com o número de primeiras doses na cidade, que está em 508 mil, de acordo com dados da prefeitura. Ou seja, só quatro em cada 10 vacinados contra o coronavírus tomou a dose de reforço na cidade.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A diferença também é significativa se comparada com as 447,2 mil segundas doses já aplicadas. Neste cenário, a diferença é de 235,2 mil. Já a quarta dose tem apenas 65,4 mil aplicações no total.

Um outro número preocupante são os 60 mil joinvilenses que não voltaram sequer para tomar a segunda dose, estando com a aplicação em atraso para completar a primeira etapa do esquema vacinal.

O secretário de Saúde, Andrei Kolaceke, ressalta a importância da vacinação para que a cidade continue mantendo a situação da Covid-19 sob controle. 

Continua depois da publicidade

— Pedimos para todos os joinvilenses que confiram sua carteira de vacinação e procurem nossas unidades para manter a imunização em dia — explica.

O imunizante está sendo aplicado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca, e também na Sala Central de Imunização, localizada na rua Abdon Batista, 172, no Centro. O horário de funcionamento dos locais é das 7h às 18h.

A vacinação de crianças com idade entre 3 e 4 anos e a segunda dose de Coronavac estão disponíveis na UBSF Fátima, UBSF Pirabeiraba, UBSF Aventureiro I e na Sala Central de Imunização. Para as crianças de 6 meses até 2 anos, o imunizante está disponível na Sala Central de Imunização.

Joinville pretende continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e manter, até o momento, a quarta dose para pessoas acima dos 30 anos. Florianópolis, desde outubro, já aplica a segunda dose de reforço em pessoas acima dos 25 anos

Continua depois da publicidade

Quase mil casos ativos

Em atualização da prefeitura realizada na última semana, Joinville registrou 938 casos ativos de Covid-19. Na ocasião, havia 23 pessoas internadas, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 em Enfermaria. 

“Ao analisar a série histórica, notamos que em julho deste ano, quando já não havia mais o uso obrigatório de máscara e as restrições não eram mais aplicadas, nós tínhamos um cenário epidemiológico semelhante ao que temos hoje”, pontua Andrei.

Número de testes positivos somam 25%

Os exames para o coronavírus seguem sendo oferecidos na rede pública de saúde de Joinville. Atualmente, há em estoque aproximadamente 85 mil testes. Segundo a prefeitura, quantidade suficiente para atender a demanda que se apresenta.

A taxa de positividade dos exames realizados em Joinville é de aproximadamente 25%, ou seja, a cada quatro exames realizados, um é positivo para Covid-19.

Continua depois da publicidade

Leia também

Covid-19: Joinville começa vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos

Mais de 4,6 milhões de pessoas estão com a vacina contra a Covid-19 atrasada em SC

Testes positivos de Covid-19 em farmácias de SC aumentam 124% em novembro