O sistema prisional de Santa Catarina resgistrou, em média, uma fuga a cada dois dias ao longo deste ano. Os dados são de um levantamento do jornal Diário Catarinense. A maior delas ocorreu na madrugada desta quinta-feira, em Joinville, quando dez presos fugiram do Presídio Regional.
Continua depois da publicidade
Confira a lista de detentos foragidos nesta quinta
A mesma cidade é também a segunda onde mais aconteceram ocorrências do tipo. Dos pelo menos 39 detentos que conseguiram fugir no Estado, dez o fizeram em Joinville.
Itajaí é a campeã no número de presos que burlam o sistema: de janeiro até agora, 15 já conseguiram se livrar das grades de forma ilegal. Enquanto Blumenau tem o terceiro maior número, por oito presos terem fugido em uma única ocorrência.
Confira o local, a data e a quantidade de foragido de cada ocorrência:
Continua depois da publicidade
Florianópolis, 28 de janeiro – 2 presos
Joinville, 29 de janeiro – 1 preso
Blumenau, 6 de fevereiro – 8 presos
Concórdia, 11 de fevereiro – 2 presos
Itajaí, 12 de fevereiro – 8 presos
Criciúma, 25 de fevereiro – 1 preso
Itajaí, 2 de março – 7 presos
Joinville, 23 de março – 10 presos
Leia as últimas notícias de Joinville e região
A Secretaria da Justiça e Cidadania se manifestou por meio de nota. Confira o texto na íntegra:
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) informa que na madrugada desta quinta-feira, 23, por volta de 1h30, 10 presos fugiram do Presídio Regional de Joinville. O preso Adenilson Correa foi recapturado de imediato. A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) providenciou todas as medidas legais e periciais e a Corregedoria Geral da SJC já está investigando as circunstâncias da fuga.