Apenas cinco dos 10 candidatos à Presidência da República visitaram Santa Catarina durante os primeiros 17 dias de campanha eleitoral. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo g1, que mostrou que nenhum dos nomes que concorrem ao pleito de outubro cumpriu agendas em todas as regiões do país ainda. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo o levantamento, faltando um mês para o fim da campanha, apenas Simone Tebet (MDB), Vera (PSTU), Felipe D´Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) cumpriram agenda em Santa Catarina. 

Já Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Léo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC) não vieram, até o momento, ao Estado. O levantamento foi feito com base nas agendas dos candidatos. 

— As campanhas podem interpretar que já está, de certo modo, definido o cenário. Bolsonaro já veio muitas vezes para Santa Catarina em uma espécie de campanha antecipada a partir dos eventos que participou, além de ter um eleitorado expressivo. Enquanto Lula talvez conte que o eleitorado do Estado seja mais fiel ao bolsonarismo — explica o cientista político e professor Tiago Borges.

Continua depois da publicidade

O portal também trouxe que os quatro candidatos mais bem posicionadas nas pesquisas ainda não fizeram ato na maioria dos estados. Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet visitaram entre seis e sete unidades da federação cada até o momento. 

Até esta sexta-feira (2), apenas São Paulo sediou compromissos de campanha de todos os candidatos. O estado é o que tem o maior número de eleitores aptos a votar no Brasil. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 34,6 milhões de pessoas. 

A campanha do primeiro turno teve início em 16 de agosto e segue até 1º de outubro, véspera da votação. Nesse período, eles podem realizar comícios pelo país e propaganda na internet. 

Veja a situação por região

Sul e Sudeste

As duas regiões são as que mais concentram agendas de campanha dos presidenciáveis. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul lideram também como os estados com o maior número de compromissos oficiais de candidatos ao Planalto. 

Continua depois da publicidade

Norte

Dos sete estados que formam a região, apenas dois receberam cmpromissos dos candidatos segundo levantamento do g1: Amazonas e Pará. 

Nordeste

No nordeste, apenas Soraya Thronicke, Léo Périces, Ciro Gomes, Bolsonaro e Lula estiveram em estados da região. O petista, por exemplo, esteve apenas no Maranhão, enquanto Bolsonaro se concentrou na Bahia. 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste apenas o Mato Grosso não recebeu a visita de presidenciáveis. Já no Distrito Federal, houve cinco visitas no último mês, segundo o levantamento do g1. 

Saiba mais sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também: 

Como consultar candidatos a presidente nas Eleições 2022

Continua depois da publicidade

Como consultar candidatos a governador de SC nas Eleições 2022

Como consultar candidatos a senador por SC nas Eleições 2022