Os brasileiros não começaram bem no O’Neill World Cup of Surfing, que encerra, no Havaí, o World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe mundial, o WCT.
Continua depois da publicidade
Dos 14 que competiram nas duas primeiras rodadas das triagens, só cinco avançaram nesta sexta, dia 26, nas poderosas direitas de Sunset Beach.
Fábio Gouveia e Bernardo Pigmeu conquistaram as duas únicas vitórias brasileiras. Yuri Sodré e Marcelo Trekinho seguiram juntos na mesma bateria e Leonardo Neves foi o último classificado.
Mais sete brasileiros entram na terceira fase e apenas quatro estão entre os cabeças-de-chave que estréiam já disputando vagas para as oitavas-de-final da competição (veja abaixo como serão as próximas disputas).
Pigmeu, Gouveia e Léo Neves continuam na briga pelas últimas vagas no World Championship Tour (WCT) do ano que vem, mas três que também tinham chances matemáticas acabaram não passando das suas estréias em Sunset Beach: o gaúcho Rodrigo Dornelles, o paranaense Jihad Kohdr e o carioca Pedro Henrique.
Continua depois da publicidade
Perto do bicampeonato do WQS, o catarinense Neco Padaratz, que ainda não entrou na água, encontrará dificuldades na quarta etapa da disputa no Havaí.
Ele foi escalado junto com o número cinco do ranking, Chris Ward, na 10ª bateria. Ambos podem enfrentar em suas estréias dois brasileiros que estão brigando por vagas para o WCT, os jovens Bernardo Pigmeu e Adriano de Souza. Isso, claro, se Pigmeu e Souza superarem o havaiano Joel Centeio e Jeremy Flores na terceira fase.
Caso Neco passe para as oitavas-de-final, um dos seus adversários poderá ser o hexacampeão mundial Kelly Slater, cabeça-de-chave da nona bateria.