Apenas 4% dos adultos foram imunizados com a vacina bivalente contra a Covid-19 em Santa Catarina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até quarta-feira (3), 241.507 doses foram aplicadas na população em geral com mais de 18 anos. Os idosos seguem sendo o grupo com a melhor cobertura vacinal no Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o público apto para receber o imunizante é de 5,9 milhões de pessoas. O número é calculado com base na quantidade de pessoas que completaram o esquema primário, ou seja, tomaram as duas doses contra a Covid-19.
Primeiro caso da subvariante arcturus da Covid-19 é registrado em São Paulo
Entre a faixa etária que possui a melhor cobertura vacinal estão os idosos entre 65 e 69 anos, onde 52.608 doses foram aplicadas. Já a que tem a pior cobertura são os jovens com idade entre 18 e 19 anos, onde 580 pessoas foram vacinadas.
Continua depois da publicidade
Na última semana, Santa Catarina ampliou o público para a vacinação com a dose bivalente, liberando para adultos a partir de 18 anos. A medida seguiu a recomendação do Ministério da Saúde, por conta do baixo índice de vacinação.
Porém, uma semana após a liberação, os números seguem baixos. De acordo com dados do governo federal, apenas 12.669 doses foram aplicadas entre adultos de 18 a 59 anos, e sem comorbidades, no Estado.
Até o momento, Santa Catarina já recebeu 671.094 doses do Ministério da Saúde. Dessas, 315.227 doses foram aplicadas, sendo 314.945 de reforço, 237 referentes a terceira dose e 45 da primeira dose de reforço.
Qual a diferença da vacina bivalente para a monovalente
As vacinas bivalentes foram criadas com o objetivo de oferecer proteção extra contra a variante Ômicron. Isto porque os primeiros imunizantes usados no combate à pandemia, conhecidos como monovalentes, fornecem menos proteção frente a essa variante — apesar de serem eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, as vacinas bivalentes foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a população a partir de 12 anos. Elas são indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após o esquema primário ou reforço anterior. No Brasil, vai receber a bivalente aqueles que tiverem concluído o esquema vacinal com duas doses da vacina monovalente.
Leia também:
Florianópolis, Biguaçu e Palhoça oferecem vacina bivalente para maiores de 18 anos
Entenda a situação da vacina da Astrazeneca e por que sua recomendação mudou