O Censo 2022 está em andamento desde 1º de agosto e está na metade do período previsto para o levantamento. Até agora, 15,8% dos 2,4 milhões de domicílios catarinenses concluíram a participação na pesquisa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina já possui uma cidade que foi totalmente recenseada, enquanto cinco ainda não iniciaram o levantamento. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O único município que concluiu o processo de coleta de informações foi Jardinópolis, no Oeste do Estado. A cidade possui uma população estimada em 1.520 pessoas e seis setores censitários, áreas para controle cadastral da coleta dos recenseadores. Bom Jesus do Oeste e Imbuia estão próximas de finalizar o levantamento, com 83,3% e 72,7% concluído, respectivamente.

As cinco cidades que não começaram a pesquisa são Doutor Pedrinho e Ascurra, no Vale do Itajaí, Paraíso e Barra Bonita, no Oeste, e Santa Rosa de Lima, no Sul catarinense. Na tabela do IBGE que acompanha o progesso do Censo, os municípios estão marcados com ‘100% não iniciados’.

No total, o Estado conta com 47% dos trabalhos de coleta não iniciados. Por outro lado, cerca de 37,9% da coleta está em andamento. 

Continua depois da publicidade

Censo 2022: saiba quais são as novidades da megapesquisa do IBGE deste ano

A capital Florianópolis está com 36.8% da pesquisa em andamento e 6.6% concluído. Já a maior cidade do Estado, Joinville, possui 14.6% do processo finalizado e mais de 50% iniciado. 

O primeiro balanço parcial da pesquisa, divulgado no fim de agosto, aponta que a faixa etária mais numerosa na população do Estado mudou em relação aos censos anteriores. Em 2022, as pessoas de 35 a 39 anos são a maioria das pessoas que vivem em Santa Catarina. Em 2000, essa faixa era a das pessoas de 15 a 19 anos e, em 2010, a de 25 a 29 anos.

Mais de 6,7 mil recenseadores trabalham por Santa Catarina para confirmar e atualizar dados sobre os 7,4 milhões de habitantes do Estado. A coleta do Censo está prevista para encerrar em 31 de outubro.

Censo 2022 no Brasil

A conclusão do censo em nível nacional é de 19,4%, porcentagem maior que em Santa Catarina. No Brasil, 82.474.860 pessoas foram recenseadas e 38,2% estão com o processo em andamento. 

Continua depois da publicidade

Censo do IBGE irá visitar todos os domicílios de SC; confira dicas

A região que possui o levantamento mais avançado é o Nordeste, com os seis Estados que mais concluíram o processo no país até agora. As unidades da federação mais atrasadas são da região Norte e Centro-Oeste. 

A pesquisa conta com dois questionários: o básico, com 26 questões, e o da amostra, com 77. Os temas abordam núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho.

Veja tudo sobre o Censo 2022 no vídeo: 

Leia também 

Inscrições para concurso do INSS com salário de até R$ 5 mil começam nesta sexta-feira

Para quem Lula vai direcionar o discurso em SC

SC tem 42 candidaturas consideradas inaptas para as eleições