Somente 1 das 17 Regionais de Saúde de Santa Catarina aplicou pelo menos 90% das doses recebidas de vacina até a noite desta quarta-feira, 5, data do balanço estadual mais recente. A Regional de Lages, na Serra Catarinense, vacinou 53.136 pessoas com a primeira dose do imunizante, das quais 27.242 já receberam a segunda aplicação. No total, foram aplicadas 80.378 doses das 89.671 enviadas pelo Ministério da Saúde até quarta-feira. Até o momento, é o melhor desempenho proporcional entre as regionais de saúde. Por outro lado, 7 delas não haviam aplicado nem 80% das doses até quarta.
Continua depois da publicidade
> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC
A reportagem da NSC comparou dados de vacinação apurados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com os números de doses enviadas divulgados pelo Ministério da Saúde. Os números completos estão disponíveis no Monitor da Vacina.
A Regional de Lages, a única que aplicou 90% das doses recebidas, é composta por 18 municípios: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.
SC supera a marca de 900 mil casos de coronavírus na pandemia
Continua depois da publicidade
Supervisora da regional, Daniela Rosa de Oliveira explica que há vínculo forte e comunicação ágil com os 18 municípios.
– Queremos receber doses, mas não queremos ficar com elas dentro das câmaras, então avisamos os municípios com antecedência para estarem prontos para vir buscar. Não importa o horário que a carga chega, a gente não para. Já trabalhamos até de madrugada – exemplifica.
Hospital de Joinville explica por que indicou ivermectina e defende autonomia médica
Urupema é a cidade da regional com mais vacinados proporcionalmente
Para manter o ritmo, o papel dos municípios é fundamental para fazer as doses chegarem até a população do grupo prioritário. Na regional de Lages, a cidade com o maior índice de vacinados com as duas doses é Urupema. Por lá, a cada mil habitantes, 142 já estão completamente imunizados, segundo cálculos do Monitor da Vacina.
Continua depois da publicidade
A gerente de saúde municipal, Tânia Guglielmi Borges, atribui o sucesso da campanha na organização. O carro da prefeitura percorre os cerca de 55 km até a regional em Lages e em até 24 horas a vacina já está sendo aplicada.
Temos 100% da população cadastrada. Antes de começar a vacinação, a gente já faz o levantamento do público-alvo. Como temos muitas áreas rurais, vamos até a casa das pessoas garantir a imunização. Tânia Guglielmi Borges, gerente de Saúde de Urupema
STF derruba artigo de lei federal que estendia patentes de remédios
Em 7 Regionais de Saúde, menos de 80% das doses foram aplicadas até quarta
Em 7 das 17 Regionais de Saúde, foram aplicadas até a noite de quarta-feira menos de 80% das doses de vacina recebidas pelos municípios. São elas Itajaí, Joinville, Tubarão, Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma e Chapecó. O maior atraso está na regional de Itajaí.
Frio em SC dura até quando? Entenda a queda de temperaturas em maio
Enquanto as vacinas estão a caminho da Regional de Saúde de Lages, normalmente a regional de Itajaí já está com sua parte da carga recebida. A região do Litoral Norte é uma das mais próximas da Rede de Frio da DIVE, que fica em São José, e por isso costuma ser uma das primeiras a receber o lote. Mas essa vantagem não se repete na performance de aplicação das vacinas até o momento.
Continua depois da publicidade
A regional de Itajaí recebeu 209.276 doses, mas só aplicou 148.969, o que representa 71%. Compõem a regional 11 municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Justiça nega segundo pedido de deputado para suspender impeachment
Navegantes, é a cidade da regional que tem o índice mais baixo de imunizados com as duas doses necessárias para proteger contra os efeitos mais graves do coronavírus. A cada 1 mil habitantes, 37 receberam as duas vacinas. A secretária de Saúde do município, Luciane Angela Nottarnesello, diz que o número de completamente imunizados é maior, mas que por falta de equipe, há atraso de cerca de três dias para informar os dados à regional.
“Farra do helicóptero”: Alesc gastou R$ 1 milhão em voos em ano eleitoral
– Navegantes optou por centralizar através do drive-thru, mas a partir da semana que vem vamos começar a ter a vacinação nas unidades básicas de saúde em que há salas de vacina. A partir disso, cada unidade ficará responsável pelo cadastramento de informações no dia da imunização – explica.
A Diretoria da Vigilância Epidemiológica de SC afirma que todos os municípios têm recebido doses de forma proporcional e que o ritmo da vacinação de cada regional está sendo ditado pela velocidade com que as cidades aplicam as doses.
Continua depois da publicidade
Bíblia é encontrada praticamente intacta após incêndio em Jaraguá do Sul
Estado adiciona 94.675 pessoas à estimativa do grupo prioritário de vacinação
A Dive atualizou nesta semana o número de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Agora são 2.969.115. O número subiu 2,3% com a inclusão de dois novos grupos: 85.608 grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e 9.067 profissionais da limpeza urbana ou que fazem o manejo de resíduos sólidos.
Quatro indicadores mostram como SC estacionou no combate à pandemia
Além disso, houve alteração também na estimativa de seis grupos que já haviam sido considerados no Plano Estadual de Vacinação de fevereiro: trabalhadores de saúde (eram 166.407 e passaram para 205.297), pessoas de 90 anos ou mais (de 126.324 são estimados agora em 29.672), pessoas de 80 a 89 anos (de 117.487 para 117.748), pacientes com comorbidades (de 636.478 para 664.772), pessoas em situação de rua (de 1.294 para 5.343) e trabalhadores de transporte aéreo (de 304 para 1.139).
Nesta quinta-feira, o Estado recebeu mais 138.900 doses da vacina contra a Covid-19 produzidas pelo laboratório AstraZeneca/Fiocruz. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 2.468.990 doses recebidas.
Mais dados da pandemia por cidade estão disponíveis no Monitor da Vacina
Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos sobre a pandemia:
Monitor da Vacina

calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas
Painel do Coronavírus

coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h
Continua depois da publicidade