Morar em Paris, na França, pode parecer um sonho, mas nem sempre é tão glamuroso quanto parece. Uma jovem peruana viralizou ao mostrar o miniapartamento onde vive, com apenas 9 metros quadrados e aluguel de 485 euros, equivalente a mais de R$ 3 mil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No tour, a peruana Natalia Vega leva outra jovem para conhecer sua casa. O apartamento fica no sétimo andar de um prédio no 7º arrondissement, uma das áreas mais nobres de Paris.

Contudo, não há elevador e é preciso subir até o andar pelas escadas. Além disso, o tamanho da residência provocou diversos comentários nas redes sociais.

“Garota! Onde você dorme?”, “Isso é deprimente”, “Ela não vive em Paris, ela sobrevive” e “Isso é um cativeiro”, comentaram algumas pessoas.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo


Um dos comentários foi respondido por Natalia nas redes sociais, que destacou como, apesar de viver em um local apertado, tem se desafiado e aprendido muito.

— Deixar uma vida muito confortável não é para os fracos. Eu amo meu país e minha cultura, mas eu nunca estive mais feliz do que estou aqui. Eu comecei a viver, realmente viver, quando cheguei aqui. Nos últimos dois anos eu aprendi tanto sobre o mundo, conheci tanta gente, viajei para tantos países na Europa. Saia da sua zona de conforto — afirmou ela.

Vivência em apartamento virou vídeo

Natalia contou ao g1 que foi para a capital francesa para estudar e atualmente trabalha como estrategista de mídia social. Ela teve a ideia de fazer o vídeo após ver outros semelhantes gravados em Nova York.

— 9 m² é muito pequeno, mas sou estudante, então passo o dia inteiro na biblioteca e só ia para casa dormir. Pode ser desconfortável quando você começa a trabalhar, principalmente no home office. Eu tinha que ir a cafés o tempo todo. É muito incômodo cozinhar lá e é impossível ficar em casa o dia todo, então eu sempre saía. Se eu esquecia algo, preferia deixar lá do que voltar a subir — afirma a estudante.

Continua depois da publicidade

Ela minimizou os comentários agressivos que recebeu ao publicar o vídeo e disse que não se sentiu ofendida.

— Fico muito surpresa que as pessoas não saibam que viver num local de 9 m², é muito normal. Antes de me mudar para Paris, já tinha visto este tipo de vídeo, por isso não me surpreendi. Não me senti ofendida com nenhum dos comentários, mas sinto que falta muita cultura às pessoas — destaca.

Depois de morar por dois anos nesse miniapartamento, Natalia vai se mudar para um local maior, de 68 m², que irá dividir com outras duas pessoas. Só o quarto terá o dobro do espaço do apartamento inteiro em que ela vivia.

*Com informações do g1.

Leia também

O que já se sabe sobre morte do ex-satanista Daniel Mastral

Imagens encantadoras mostram filhote de baleia semialbino em praia de SC