Um visitante pouco comum roubou a atenção ao surgir em uma empresa no bairro Velha, em Blumenau, na manhã desta quinta-feira (6). Um veado-catingueiro saiu da “toca” — a mata ao lado da fábrica —, ignorou os olhares curiosos e procurou por alimento sem nenhuma cerimônia (assista abaixo). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Apesar de haver poucos registros, a espécie é comum em diferentes estados do Brasil e na região do Vale do Itajaí. O que foge do habitual, comenta o biólogo Francisco Carneiro, é observá-lo em perímetro urbano, como o que ocorreu nesta manhã:

— Eu já recebi outros vídeos de veado aqui em Blumenau, porém mais afastados da cidade, em locais com vegetação — explica. 

O trabalhador que gravou o vídeo, Adriel Felipe, contou que o mamífero chegou por um córrego que fica ao lado da empresa. Com o barulho das máquinas da indústria, logo desistiu do passeio e voltou para a mata. 

Continua depois da publicidade

A espécie é de pequeno porte, diurna e solitária, mostra um documento do governo federal. Tímidos, esses animais são presas de onças, pumas, cachorros-do-mato e, principalmente, do ser humano. Visados por caçadores — motivo pelo qual a reportagem não divulgará o local onde o vídeo foi gravado —, os veados se alimentam de frutas, flores e folhas. 

Veja fotos da visita 

Assista ao vídeo

Leia mais

Suposto ladrão de carro é amarrado, agredido e morto com tiro no rosto em SC