Um grupo formado por dezenas de golfinhos passou pela praia do Canto Grande, em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, e encantou quem teve a oportunidade de observar o passeio incomum pela costa, na manhã desta quinta-feira (15). Um dos agraciados foi o fotógrafo Gleison Jayme, que registrou o momento com o auxílio de um drone (veja o vídeo abaixo).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
O professor André Barreto, especialista em cetáceos (baleias e golfinhos) e coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Univali, conta que a espécie é comum na região. No entanto, ver um golfinho-nariz-de-garrafa tão perto da costa é mais difícil. Vários, então, é quase raridade.
— É normal eles circularem em grupos grandes, mas não na costa. Essa espécie é oceânica, provavelmente estava atrás de alimento [e os peixes forçaram esse deslocamento] — explicou o especialista.
Depois do lanche, os golfinhos continuaram o passeio rotineiro, mais afastados da praia. Foi neste momento, no final da manhã, que o fotógrafo registrou as imagens. O golfinho-nariz-de-garrafa é irmão do boto, espécie popular na região de Laguna. Porém, diferente dos “parentes”, eles não são residentes, ou seja, estão sempre em movimento.
Continua depois da publicidade
Nesta época do ano, como alguns peixes fazem a migração reprodutiva, como a tainha, os golfinhos acabam atraídos pelo alimento e ficam mais próximos da costa. Sorte dos humanos, que conseguem presenciar esse espetáculo da natureza:
Leia também
Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá
Golfinhos na baía norte encantam moradores em Florianópolis; veja vídeo
Eisenbahn reduz portfólio de cervejas e mantém produção regular de quatro estilos
Dono de creche em Itapema é investigado por tirar fotos de criança em poses sensuais