Um homem em situação de rua, aparentemente sob efeito de drogas, foi contido por agentes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (22). A ocorrência foi registrada pela PM como “masculino agressivo”.
Continua depois da publicidade
Pouco antes das 9h, o homem foi visto correndo pelas imediações do Mercado Público, gritando por socorro. A Guarda Municipal fez a primeira abordagem e, na sequência, a PM foi acionada. Cerca de 10 agentes participaram da contenção do homem.
— Ele, aparentemente, estava sofrendo um surto. Estava bastante agitado e, como a Guarda Municipal não estava conseguindo contê-lo, a PM prestou auxílio. Por mais que seja um problema de saúde (pública), os agentes de saúde não estavam na rua naquele momento. Os policiais estão na rua e, como representantes do poder público, têm que fazer a primeira intervenção. Logo em seguida o Samu já foi acionado — afirma o tenente-coronel Fernando André, comandante do 4º Batalhão da PM.
O taxista Eloi Adriano Feliz, de 60 anos, estava próximo ao local da ocorrência e viu de perto a atuação da PM:
Continua depois da publicidade
— Parecia que ele tinha usado uma alta dosagem de droga. Apesar da ação acertada da PM, acredito que esse tipo de situação é um caso de saúde pública e assistência social. Fico triste de ver a nossa Capital largada desse jeito, com o poder público de olhos fechados — comenta Eloi.
Algemado pelas mãos e com os pés amarrados com um lacre, o homem estava visivelmente alterado. O Samu foi acionado pela PM e o homem foi encaminhado para um hospital.