Um vídeo de uma “marca misteriosa” em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no Oeste catarinense, viralizou nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (14). As imagens foram feitas pelo “Play Aéreo”, perfil do Instagram que faz vídeos com drone pela região do Estado. O município é conhecido por ser a capital nacional dos agroglifos, de acordo com a prefeitura local.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No ano passado, os agroglifos também apareceram na cidade em uma plantação de trigo, no mês de setembro. A primeira vez que um círculo misterioso apareceu no município foi em 2008.

Veja o vídeo da marca misteriosa

O que é agroglifo, desenho misterioso que surgiu em plantação de SC

Continua depois da publicidade

Procurada pelo NSC Total, a Prefeitura de Ipuaçu não se pronunciou sobre o caso até a última atualização da matéria.

O que são agroglifos?

Na última aparição dos desenhos, o ufologista Luiz Prestes Junior explicou ao NSC Total que os agroglifos são círculos que surgem em plantações, criados por meio de achatamento da vegetação. Ainda de acordo com Prestes, que é astrofotógrafo e astrônomo, os círculos em plantações começaram a aparecer, no mundo inteiro, no final dos anos 1970, no Sul da Inglaterra.

Nesta segunda-feira (14), Prestes foi às redes sociais, no perfil do Grupo de Pesquisas Ufológicas de Santa Catarina (Gpusc), onde atua como ufólogo, para falar sobre o suposto agroglifo.

— Ao analisar essas fotos e vídeos, podemos perceber que o agroglifo aparenta ser verdadeiro. Não há sinais de demarcação nas fotos e vídeos e a plantação está deitada, e não quebrada — comunicou o profissional no vídeo.

Continua depois da publicidade

Ele segue explicando que o desenho não está deformado, e sim em alinhamento perfeito, o que indicaria que a forma é um agroglifo. No momento da publicação, por volta das 11h da manhã, ele informou que uma equipe da Gpusc estava se direcionando de Joinville até o local, para poder analisar o desenho. O NSC Total também procurou o grupo, que não retornou até o fechamento da matéria.

Nas redes, o grupo informou que iria investigar a marca na plantação para trazer mais informações aos seguidores. Eles também informaram que chegariam ao local na metade da tarde.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

OVNIs em SC? Pilotos relatam em documento objetos estranhos no céu do Estado

“10 vezes mais rápido e igual a um balão”: como são os Óvnis de SC relatados por pilotos à FAB