Pesquisadores de Laguna, no Sul de Santa Catarina, vão investigar e realizar pesquisas sobre o crescente aparecimento de jacarés em regiões do município bem movimentadas por pessoas, já que só neste ano já aparecerem sete jacarés na cidade. As informações são do G1 SC.

Continua depois da publicidade

No intuito de descobrir se há um descontrole populacional destes animais, o trabalho, que vai abranger uma área de cerca de 50 quilômetros entre rios e lagoas, também tem intenção de preservar os répteis.

A pesquisa, que começou há pouco mais de uma semana e tem duração de dois anos, tem participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Polícia Militar Ambiental.

Segundo o pesquisador Rodrigo Ávila Mendonça, será analisada a densidade desses animais existentes na região:

— A gente quer saber o tamanho da população. Com isso então a gente vai fazer um trabalho de estudar abundância, a gente vai entender um pouco mais da distribuição desses animais aqui na região — explica.

Continua depois da publicidade

Rodrigo ainda esclarece sobre o processo de monitoramento:

— Quando a gente chega com uma lanterna, a primeira coisa que aparece são os olhos dele. Então fica mais fácil de nos aproximarmos e até mesmo capturá-lo.

INÉDITO

Esta é uma iniciativa inédita na região Sul. Depois de levantar os dados, os pesquisadores vão começar a fazer comparativos para ver se existe um descontrole populacional da espécie.