O segmento de mobiliário oferece opções cada vez mais dinâmicas, que podem atender a diferentes funções na decoração. Um móvel que segue bem esta linha é o aparador, um tipo de cômoda, antes, mais comumente usado na área de jantar. Nos dias atuais, eles são inseridos em diferentes espaços da casa, inclusive na área íntima.

Continua depois da publicidade

O hall de entrada, por exemplo, é um ambiente que acomoda o aparador de forma funcional, servindo de apoio para quem chega em casa. Também pode ser usado de maneira decorativa com outros acessórios.

A arquiteta Francine Faraco diz que na sala, ele pode aparecer como um bar.

– Uma época era muito comum fazermos projetos de bares, aquele espaço específico para tomar um drinque, mas hoje são os aparadores e cristaleiras que fazem essa função.

Ela diz ainda que, nessa versão, ele aparece como um aparador-bandeja, decorado com licoreira e taças ornamentadas, além de garrafas de bebidas a gosto.

Continua depois da publicidade

Atrás do sofá também é uma opção interessante, principalmente quando o estofado divide ambientes. Atualmente, o perfil das salas são conjugadas e, muitas vezes, ao estudar o layout, o melhor lugar é deixar o sofá entre as salas.

Segundo a arquiteta, para emoldurar as costas do sofá, coloca-se o aparador como acabamento. Ou então, no home theater, também atrás do sofá, com uma cadeira de escritório, onde a pessoa pode trabalhar assistindo à TV.

No jantar, o aparador serve de apoio fazendo função de bar ou de bufê, deixando o serviço sempre à mão.

– Podemos guardar um pufe embaixo dele e, quando chegar mais convidados, inserir esses pufes na mesa de jantar – sugere Francine.

Continua depois da publicidade

Dentro do quarto e composto a uma cadeira despojada, ele pode apoiar um notebook. Outra maneira, segundo a arquiteta, é usar o móvel com rodízios para poder trazê-lo até a cama e tomar o café da manhã.