Nesta quarta-feira (13), no Dia Mundial do Rock, Valdir Finder vai comemorar em grande estilo. O ex-DJ de 74 anos ficou conhecido em Joinville por sua coleção de aproximadamente 20 mil discos de vinil, que vem colecionando desde a juventude. Sua preferência? O Rock ‘n Roll

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

DJ e colecionador

Sua paixão pelo estilo musical começou nos anos 60 quando um amigo lhe apresentou às músicas. No entanto, sua carreira de DJ nasceu em 1974, a partir de um presente de sua esposa: alguns equipamentos de som, que lhe permitiram começar a exploração no mundo da música. 

Antes de ficar conhecido como o “pai da discoteca em Joinville”, Valdir já tinha uma pequena coleção de discos. A maioria era doada ou presenteada de amigos, que já sabiam do seu hobby. 

– Sou um colecionador, mas não aquele doente, que tem que virar meio mundo para conseguir. Como as pessoas sabiam que eu tinha uma coleção e guardava, me davam, diziam que tinham pena de botar para fora, de levar para o sebo, – disse em entrevista ao g1 SC.

Continua depois da publicidade

Sua coleção cresceu significativamente depois de ficar mais conhecido na cidade, junto com a popularização dos CDs, que tiraram um pouco do holofote do vinil. Nessa época, Valdir conta que chegou a receber 350 discos de uma só pessoa. 

Em pouco tempo, a casa de Valdir já não dava conta de guardar todos os discos. Por isso, hoje em dia a coleção está armazenada em um cômodo exclusivo na casa de uma de suas filhas em Joinville. Ela é uma mistura de vários estilos, mas predomina o rock dos anos 50. 

Coleção de discos de Valdir Finder, na casa de uma de suas filhas em Joinville
Coleção de discos de Valdir Finder, na casa de uma de suas filhas em Joinville (Foto: Giovana Cristina Rodrigues/Divulgação)

O pai da discoteca em Joinville

Assim como colecionar vinis, a mixagem de música era só um hobby que rapidamente cresceu. Segundo Valdir, muitos de seus amigos iam até sua casa para ouvir música. Alguns eram entusiastas da área e um deles o contratou para tocar em uma festa, que ele lembra até hoje. 1974, em um salão no bairro Iririú, Valdir fez seu primeiro show. 

E, mesmo que a primeira tentativa não tenha sido um sucesso, as que vieram mais tarde foram um sucesso. 

Continua depois da publicidade

– A primeira não foi tão bem, as outras, depois, estouraram. Cresceu muito rápido e convidei meu irmão para trabalhar comigo, – conta.

Quatro anos depois, em 1978, foi lançado o filme Grease, que trouxe uma febre de festas com discotecagem. Valdir e seu irmão se aproveitaram da oportunidade e introduziram o estilo das músicas do filme, conhecido como Euro disco, em suas festas.

– Trouxemos essas músicas e a turma ficava maluca, – diz. 

*Sob supervisão de Lucas Paraizo.

Leia mais:

Show de Caetano Veloso em Florianópolis tem ingressos à venda; veja os valores

Grupo de mulheres de Florianópolis faz Nova York cair no samba