Diversas regiões de Santa Catarina ficaram sem energia na manhã desta terça-feira (15) devido a um apagão nacional. Por volta das 9h, ao menos 593 mil pontos estavam sem luz. Outros 26 estados e o Distrito Federal também foram afetados. A situação no Estado voltou a normalidade ao longo da manhã, porém, de forma gradual.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A cidade catarinense com maior número de pontos com interrupções de energia foi Itajaí, que registrou 146 mil estabelecimentos sem luz. Florianópolis, Joinville, São Miguel do Oeste e Chapecó estão entre os municípios com mais apagões.
Questionada, a Celesc afirmou que as ocorrências estão relacionadas ao sistema nacional e, portanto, não estão ligadas à rede de distribuição em Santa Catarina.
FOTOS: relembre apagão que deixou Florianópolis sem luz por 55 horas
Continua depois da publicidade
Os transtornos relatados por moradores são perda de sinal de internet, semáforos com problema e pessoas presas em elevadores. Até às 14h, 7 mil unidades consumidoras ainda estavam sem energia.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi acionado para ao menos duas ocorrências envolvendo moradores presos no elevador após falta de energia, uma em Penha e outra em Criciúma.
Apagão nacional gera memes nas redes sociais: “Quem cortou o fim da tomada do Brasil?”
Veja cidades afetadas
- Blumenau
- Chapecó
- Concórdia
- Criciúma
- Florianópolis
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joaçaba
- Joinville
- Lages
- Mafra
- Rio do Sul
- São Bento do Sul
- São Miguel do Oeste
- Tubarão
- Videira
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou em nota que uma interligação interrompeu 16 mil megawatts de carga em diversos estados. O Ministério de Minas e Energia (MME) também se pronunciou e disse que criará um grupo para analisar e estudar as causas do apagão.
Continua depois da publicidade