Blumenau e região, assim como vários outros municípios do país, sofreram um apagão nesta terça-feira (15). Às 9h, 127 mil unidades estavam sem energia elétrica no Médio e Alto Vale. No Litoral Norte, Penha e Balneário Piçarras ficaram com mais de 50% dos imóveis no escuro. No total, mais de 270 mil locais em todo o Vale sofreram com desabastecimento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp

Em Blumenau, chegou a 71 mil o número de locais afetados, mas o retorno à normalidade tem sido rápido, relatam moradores. A Celesc explicou o motivo das quedas em todo o Estado.

O que aconteceu foi uma espécie de “apagão seletivo”. Como o sistema de energia é nacionalmente interligado, quando há em algum lugar uma demanda maior do que a carga pode suportar, o próprio sistema faz cortes automáticos em outros pontos do Brasil. Assim, evita o risco de colapso em determinada região. 

Em Blumenau e cidades próximas, disse o gerente regional da Celesc, João Marcos Ribeiro, esses desligamentos começaram a ser revertidos a partir das 8h45min. Poucos minutos depois o site da instituição já mostrava normalidade da situação em todo o Vale.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Celesc informou que a ocorrência no Sistema Interligado Nacional aconteceu por volta das 8h30min e provocou o desabastecimento em vários pontos do Estado. “O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia”

Já o Ministério de Minas e Energia complementou que o problema começou após a abertura da interligação Norte/Sudeste, mas as causas do incidente ainda estão sendo apuradas. Com isso, houve impactos em 20 Estados e no Distrito Federal.

Leia também:

Onde vale a pena ser professor no Vale do Itajaí; ranking mostra salários por cidade

Blumenau abre processo seletivo para contratar professores temporários; veja salários