O apagão que deixou mais de 50 mil unidades sem energia elétrica no Norte de SC foi causado pela queda de uma árvore, de acordo com o gerente regional da Celesc, Wagner Vogel. O problema aconteceu às 15 horas desta terça-feira (30), quando consumidores de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul ficaram sem luz.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em entrevista à CBN Joinville, Vogel explicou que a árvore caiu sobre uma estrutura da Celesc e causou dano na linha de transmissão que atende quatro subestações da região. Até agora não há informações do que teria causado a queda da árvore.
– Nossa equipe percorreu a linha de transmissão para identificar o problema e se deparou com uma árvore que veio a colidir com a estrutura, que partiu ao meio. Com isso, os cabos também vieram abaixo – descreveu.
Segundo o gerente regional, a árvore é de grande porte e estava fora da faixa da linha de transmissão, mas colidiu com a estrutura, que precisará ser substituída. O dano foi em um poste de concreto, “mais alto e parrudo do que a estrutura que a gente enxerga nas ruas”, de acordo com Vogel.
Continua depois da publicidade
O local do acidente fica em uma área de mata, de difícil acesso, em Araquari. A Celesc informou que o trânsito nas rodovias BR-101 e BR-280 prejudicou o trabalho das equipes, que transportaram uma estrutura de grande porte para realizar os reparos na rede.
– Certamente é um trabalho que vai avançar a noite de hoje – garantiu Vogel.
População atingida pela falta de luz
Araquari ficou com 9,9 mil unidades consumidoras sem energia durante toda a tarde e início da noite. O número representava mais da metade da população afetada pelo apagão. Por volta de 20h30, a luz começou a voltar no município, mas ainda tinha 4,7 mil sem abastecimento.
No mesmo horário, Balneário Barra do Sul tinha mais de 11 mil unidades sem luz, o que representa 97% de toda a cidade. A situação também era parecida em São Francisco do Sul, onde 31,8 mil das 33,7 mil unidades (94,2%) também estavam sem energia.
Leia também:
Homem é morto após ser baleado nas costas em São Francisco do Sul
Corpo sem cabeça é encontrado na praia em Itapoá
Morre Ivair Nicocelli, fundador do Curupira Rock Club, de Guaramirim
Prevista para 2023, concessão de mais rodovias em SC tem novo decreto