Um apagão deixou mais de 50 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul por volta das 15 horas desta terça-feira (30). Segundo a Celesc, houve uma falha na rede da linha de transmissão que atende quatro subestações da região.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Araquari ficou com 9,9 mil unidades consumidoras sem energia durante toda a tarde e início da noite. O número representava mais da metade da população afetada pelo apagão. Por volta de 20h30, a luz começou a voltar no município, mas ainda tinha 4,7 mil sem abastecimento.
No mesmo horário, Balneário Barra do Sul tinha mais de 11 mil unidades sem luz, o que representa 97% de toda a cidade. A situação também era parecida em São Francisco do Sul, onde 31,8 mil das 33,7 mil unidades (94,2%) também estavam sem energia.
Segundo a vendedora Jaqueline Brum, que mora em Balneário Barra do Sul, o apagão aconteceu por volta das 15 horas. Ela trabalha em uma loja de roupas e foi afetada diretamente pela falta de energia.
Continua depois da publicidade
– Atrapalha um pouco pela questão do calor e também porque não consigo imprimir as notas fiscais, então preciso fazer manualmente. Ficamos sem wi-fi e hoje em dia é difícil vender sem internet porque trabalhamos com Instagram e Whatsapp – conta.
A expectativa de Jaqueline é de que a energia seja restabelecida em breve, antes que a noite chegue e traga também o problema com a escuridão em casa. A vendedora tem um bebê de apenas um ano e fica preocupada que a falta de luz continue por muitas horas.
Celesc aponta falha na rede
Em nota, a Celesc informou que a falha aconteceu na rede da linha de transmissão que abastece as subestações Araquari, Araquari Porto Grande, São Francisco do Sul e Ubatuba. Com isso, houve a interrupção no fornecimento de energia nos três municípios.
> Apagão foi causado por queda de árvore no Norte de SC, diz Celesc
Em entrevisa à CBN Joinville, no fim da tarde, o gerente regional da companhia, Wagner Vogel, afirmou que uma árvore havia caído sobre uma estrutura da Celesc e causado o apagão na região.
Continua depois da publicidade
JOINVILLE: neste momento cerca de 53,2 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica. As equipes estão percorrendo a rede para identificar a causa e restabelecer o sistema com segurança para todos. pic.twitter.com/jyoETg5tMz
— Celesc (@Celescoficial) November 30, 2021
Leia também:
Homem é morto após ser baleado nas costas em São Francisco do Sul
Corpo sem cabeça é encontrado na praia em Itapoá
Morre Ivair Nicocelli, fundador do Curupira Rock Club, de Guaramirim
Prevista para 2023, concessão de mais rodovias em SC tem novo decreto