Na manhã desta terça-feira (15), diversas cidades ficaram sem energia elétrica após um apagão nacional. O fato ocorreu por volta das 8h20min e afetou ao menos 19 estados, incluindo Santa Catarina, e o Distrito Federal. Essa não é a primeira vez que o país enfrenta um apagão nacional: em novembro de 2009, mais de 90 milhões de imóveis de 18 estados ficaram sem luz, no que foi considerado um dos maiores apagões do século.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O caso aconteceu por volta das 22h de 10 de novembro de 2009, após uma tempestade de raios provocar um curto-circuito nas linhas de transmissão do sistema da Eletrobras Furnas, que vêm da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Apagão nacional deixa cerca de 600 mil pontos sem luz em SC

A queda brusca na demanda de energia ocasionou o desligamento automático das 20 turbinas da usina, provocando o apagão.

Continua depois da publicidade

Na época, os estados atingidos foram Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai. Além disso, 90% do território do Paraguai também foi afetado.

FOTOS: relembre apagão que deixou Florianópolis sem luz por 55 horas

Consequências do apagão de 2009

As agências bancárias tiveram problemas nos caixas eletrônicos, assim como a Caixa Econômica Federal que ficou sem prestar atendimento durante o dia 11 de novembro devido a um problema tecnológico. As loterias só funcionavam para saques.

Apagão nacional gera memes nas redes sociais: “Quem cortou o fio da tomada do Brasil?”

O problema também afetou o fornecimento de água em várias regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já em Recife, diversas cirurgias tiveram que ser suspensas com apagão, mas com a normalização do abastecimento, foram realizadas na madrugada.