O problema cibernético que causou um “apagão” na manhã desta sexta-feira (19) ainda pode demorar dias para ser solucionado. Segundo especialistas, a solução envolve um processo manual para que os computadores possam funcionar, o que ainda pode levar algum tempo, especialmente para as grandes organizações, que têm milhares de computadores. As informações são da BBC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Santa Catarina, voos foram cancelados por problemas no check-in com as empresas aéreas. Foram relatados problemas ao menos em Florianópolis e em Navegantes. Com isso, passageiros precisaram ir de ônibus até outros terminais.
O que é a “tela azul da morte”, que surpreendeu usuários em apagão cibernético
Na Europa, o problema foi ainda maior que na América Latina. No Reino Unido, a interrupção afetou empresas, postos de saúde, farmácias e também causou o cancelamento de voos, além de ter tirado do ar até canais de TV.
Continua depois da publicidade
O que causou o problema
O problema foi causado por uma atualização do sistema da empresa de segurança cibernética CrowdStrike com erro que foi enviada aos sistemas da Microsoft durante a madrugada. Isso causou a tela azul e foi notado nas primeiras horas do dia. Milhares de computadores não puderam ser reiniciados.
A correção do problema não poderá ser automática, no entanto. Segundo o especialista em informática, Kevin Beaumont, os sistemas afetados precisarão ser reinicializados em Modo de Segurança para remover a atualização defeituosa.
— Isso consome muito tempo e levará dias para as organizações fazerem isso em larga escala — disse.
O que é a “tela azul da morte”, que surpreendeu usuários em apagão cibernético
Em nota, a Microsoft aconselhou usuários a desligar e ligar novamente as máquinas, o que pareceu funcionar em alguns computadores. No entanto, em alguns, foi necessário repetir a operação diversas vezes.
Apesar de ter afetado computadores pelo mundo todo, este ainda não foi o maior problema de TI enfrentado nos últimos anos. O ataque cibernético WannaCry, em maio de 2017, afetou cerca de 300 mil computadores em 150 países diferentes. O “vírus” se espalhou de forma descontrolada por computadores que usavam uma versão antiga e desprotegida do Windows.
Continua depois da publicidade
Leia também
O que é a CrowdStrike, empresa de softwares usados pela Microsoft que causou apagão global
Apagão cibernético mundial causa atrasos para passageiros em Aeroporto de Florianópolis