Ao menos quatro voos tiveram atrasos durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (19) no Aeroporto de Florianópolis, após o apagão cibernético que afeta serviços em todo o mundo. Os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque estão ocorrendo de forma manual, o que pode ocasionar atrasos, conforme a concessionária que administra o terminal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

André Kirsten, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chegou ao aeroporto por volta das 8h com a família e tem como destino final Berlim, na Alemanha. Ele foi informado dos problemas por conta do apagão cibernético ao se deparar com a fila para o check-in.

— Chegamos, fomos surpreendidos com essa fila gigantesca e ao perguntar, pedi informações e aí nos foi avisado que está sendo feito tudo de forma manual — explicou o professor.

Ele afirmou que até então não havia sido avisado sobre possibilidade de atraso no voo até São Paulo, apesar de já estar na fila há uma hora.

Continua depois da publicidade

— Estamos há quase uma hora aqui e ainda acho que vai mais uma hora para fazer o check-in — relata.

Atrasos e check-in manual

Quatro voos da companhia aérea Azul tiveram atrasos hoje no aeroporto, com destino para Campinhas, Curitiba e Belo Horizonte. O sistema apresenta problemas desde a madrugada. Nas redes sociais, a companhia publicou um comunicado em que recomenda que os passageiros se dirijam ao aeroporto com antecedência.

“Devido à instabilidade global em nossos sistemas de check-in, o check-in digital está indisponível.
Recomendamos que Clientes com voo hoje cheguem ao aeroporto com maior antecedência. Atrasos de voos podem acontecer. Sabemos como isso pode afetar sua jornada e esperamos que o problema seja resolvido em breve.”

O sistema da companhia Latam também está fora do ar. A empresa se posicionou, em nota:

O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial.
O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução em https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens.
O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros.

A concessionária do Aeroporto de Florianópolis destacou que o processo manual de check-in pode causar atrasos no voos, e por isso orientou os passageiros a chegarem mais cedo.

Continua depois da publicidade

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis informa que, neste momento, as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos. Orientamos os passageiros que cheguem mais cedo no aeroporto. Mais informações podem ser obtidas com as cias aéreas.

Aeroporto de Florianópolis registrou filas e atrasos após apagão cibernético

Leia também

O que explica apagão cibernético que afetou computadores, aviões e bancos ao redor do mundo

Apps de bancos têm instabilidade após apagão cibernético