O apagão cibernético que afetou computadores em todo o mundo fez com que voos que passaram pelo Aeroporto de Navegantes nesta sexta-feira (19) fossem cancelados. A situação deixou passageiros aguardando por horas ou optando por seguir viagem de ônibus.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um voo da Azul que tinha previsão de pousar às 11h50min em Navegantes foi cancelado devido à instabilidade no sistema de check-in, principal problema causado pelo apagão. Depois, às 12h35min, a aeronave voltaria para Campinas.
A fisioterapeuta Viviane dos Santos Ferreira deveria estar neste voo. Ela pararia em Campinas para uma conexão, e de lá iria para Cuiabá, onde planejava passar as férias com a família.
— Infelizmente, tem que esperar. Não tem que fazer.
Continua depois da publicidade
O problema no check-in foi nacional, já que afetou o sistema das companhias aéreas, especialmente a Azul e a Latam. A GOL informou que, até o momento, não teve problemas e segue operando normalmente. A assessoria de imprensa do aeroporto informou que nenhum problema foi registrado, e que o check-in online está acontecendo normalmente. Mesmo assim, para evitar transtornos, a orientação é que os passageiros cheguem com antecedência.
Em média, o Aeroporto de Navegantes recebe 50 operações (pousos e decolagens) diárias.
Até quem tentou outras alternativas não teve sucesso. É o caso do advogado Bruno Torres Moreira. Depois que o voo dele foi cancelado, ele tentou locar um carro, comprar passagem com outra companhia, mas, com os sistemas instáveis, não foi possível. Ele precisou pegar um ônibus para Curitiba, para onde o voo dele foi remanejado, e de lá tentar seguir viagem para o Rio de Janeiro.
Fotos mostram passageiros esperando por ônibus em Navegantes
Situação em Florianópolis
No Aeroporto de Florianópolis, a situação foi semelhante. Ao menos quatro voos tiveram atrasos durante a madrugada e pela manhã desta quinta-feira (19). Para contornar o problema, os serviços de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque foram feitos manualmente, o que causou alguns atrasos, conforme a concessionária que administra o terminal.
Continua depois da publicidade
O que causou o apagão?
O problema foi provocado por conta de uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A empresa detalhou que uma falha na atualização de uma ferramenta chamada Falcon, que é utilizada para detectar e monitorar possíveis invasões de hackers, causou as intercorrências.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o CEO da empresa, George Kurtz, negou também a possibilidade de se tratar de um ataque cibernético.
A empresa de tecnologia Microsoft foi uma das impactadas pelo problema. Outros aplicativos como Teams, PowerBI e Fabric também tiveram instabilidade. O site Downdetector, que indica reclamações de usuários de canais digitais, registrou reclamações de aplicativos da Microsoft especialmente na noite de quinta-feira (18).
Leia também
O que explica apagão cibernético que afetou computadores, aviões e bancos ao redor do mundo
Continua depois da publicidade