Eu fui uma das pessoas que tiveram que ficar caladas em relação à Copa do Mundo. Em todos os lugares o entusiasmo era algo que hoje podemos chamar de apagão. É assim que esta sendo chamada a derrota do Brasil nesta Copa contra a Alemanha, e diversos artigos e recados nas redes sociais foram colocados, afinal, o dia chegou. A realidade desse apagão precisava aparecer e ficar à luz de todos, essa Copa do Mundo foi uma articulação política que todos nós sabíamos que era para apagar de nosso dia-a-dia a realidade.
Continua depois da publicidade
Temos que ficar tristes sim com o apagão na política, na saúde, na educação, nos transportes. Todos sabíamos que o custo dessa Copa era – e é – desnecessario para o nosso país nesse momento. E por muitos anos ainda, infelizmente.
Vamos acordar, Brasil! Que esse apagão de um jogo seja um verdadeiro clarão de fatos que estão na nossa frente há muitos anos e que somos levados a esquecer com “jingles” de propagandas, como se nossas vidas fossem uma propaganda de margarina: tudo lindo, maravilhoso, onde o verde e amarelo é mostrado com orgulho e alegria.
Quero cantar o hino nacional com mais orgulho no tapete verde da verdade de um país com menos políticos corruptos, com justiça social, de obras urbanas que o nosso povo precise realmente. Que as verdades possam aparecer, afinal somos um país aonde um viaduto cai sobre ônibus e pessoas e o assunto é um jogador de futebol, destaque de tristeza. Acorda, meu Brasil! Mostrar a nossa força é seguir nas manifestações. Que nosso ultimato seja em outubro contra esse apagão.
Não se culpem, Seleção Brasileira e jogadores. Essa derrota é de uma nação, afinal o que tínhamos em campo eram alguns jogadores e eles um time. Alias, só existe uma forma de ser campeão: é com espirito de equipe, pensando juntos e agindo juntos. Que sirva de exemplo, pois só podemos mudar alguma coisa nesse país quando pensarmos juntos de verdade. Aí sim, vamos ter a luz de que o Brasil precisa.
Continua depois da publicidade