Amanhã, a escritora joinvilense Else Sant’Anna Brum lançará o livro Cri-Cró e outras histórias, com 26 contos e quatro livros infantis produzidos ao longo de sua trajetória literária. A escritora de 82 anos sempre foi apaixonada por literatura. Aos nove anos, Else produzia histórias para o jornal da escola onde estudava.

Continua depois da publicidade

– Era escrito à mão, em folha de papel almaço – relembra.

A paixão a acompanhou durante a carreira profissional. Ela se tornou professora alfabetizadora e, para entusiasmar os alunos, Else contava histórias, logo após o intervalo. Quando elas foram extinguindo, ela começou a inventar novas narrativas.

– Eles pediram para que eu repetisse a história contada no dia anterior. Mas, como eu contei de forma diferente, por ser inventada, eles me cobravam dizendo: não foi assim que a senhora contou ontem – detalha.

Foi aí que iniciou o registro dos contos. Em 1983, ela foi uma das ganhadoras do concurso Histórias para Infância Catarinense, fato que a motivou a publicá-las. O livro contempla essas e outras histórias, cada uma com ilustrações diferentes.

Continua depois da publicidade

Muitos contos também foram publicados em suplementos do jornal A Notícia ao longo de 13 anos – em uma pasta, a escritora guarda quase 100 desses recortes. Com a repercussão de mais de 6 mil de exemplares vendidos e distribuídos do livro Cri-Cró, Else viajava pelo Estado, e as escolas a recebiam para narrar os contos, conversar com os alunos e dar autógrafos.

– Eles vinham contentes com os cadernos em mãos para receber os autógrafos. Agora eles terão o livro – aspira.

O lançamento, que tem o objetivo de registrar e agrupar contos, não será o primeiro, já que faz parte de uma coletânea que contempla mais de mil histórias na edição.

– No livro, elas ficam resguardadas. Ficam para sempre – garante Else.

Else sempre foi apaixonada por literatura
Else sempre foi apaixonada por literatura (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Compilado do tempo

Para Else, este é um momento significativo, uma vez que até ex-alunos a procuram para dizer como sucedem as narrativas e as aplicam com as crianças, mesmo depois de passados tantos anos.

Continua depois da publicidade

– Me sinto feliz de poder colocar nas mãos das crianças as minhas histórias – conclui ela.

Em um único livro, agora é possível passear por quase três décadas de escritora, incluindo os quatro publicados, com especial destaque a Cri-Cró, o grilinho “disléxico”, que conquistou gerações de catarinenses.

Serviço

O quê: lançamento do Livro “Cri-Cró e outras histórias”

Quando: sábado, às 9h30

Onde: Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (Rua Comandante Eugênio Lepper, 60 – Centro, Joinville)

Quanto: entrada gratuita, com livro à venda por R$ 20.