Rosto conhecido do cinema e da televisão, a atriz nova-iorquina Theresa Saldana morreu nesta semana nos EUA. Ela tinha 61 anos e estava hospitalizada em Los Angeles, onde vivia, segundo a imprensa norte-americana. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
Continua depois da publicidade
A intérprete foi revelada na primeira versão da telessérie All my children, exibida nos anos 1970. Sua estreia no longa-metragem ocorreu em 1978, com o filme Febre da juventude, de Robert Zemeckis, no qual contracenou com Nancy Allen e Bobby Di Cicco. Em 1980, interpretou Lenore, a mulher do personagem de Joe Pesci na clássica cinebiografia de Jake LaMotta Touro indomável, de Martin Scorsese, um dos maiores êxitos de sua carreira.
O telefilme Sophia Loren, a vida de uma estrela (1981) e as séries Carro comando (1983), Além da imaginação (1985), Cagney & Lacey (1985) e Falcon crest (1988) estiveram entre seus papéis seguintes. O auge Theresa Saldana alcançou entre 1991 e 1996, quando protagonizou The commish, mistura de comédia e policial da ABC que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.
Em março de 1982, a atriz foi esfaqueada por um fã, em rumoroso episódio que a deixou no hospital por várias semanas. Recuperada, Theresa lideraria a ONG Victims for Victims, que lutou por leis mais severas contra o chamado stalking – que havia se tema de debates menos de dois anos antes, com a morte de John Lennon, e pouco depois, quando a atriz Rebecca Schaeffer foi assassinada por um fã perturbado.
Sobre o assunto, Theresa Saldana estrelaria Victims for victims: the Theresa Saldana story, telefilme dirigido por Karen Arthur que foi lançado em 1984. Seu livro de memórias Beyond Survival, centrado no episódio, foi publicado em 1987.
Continua depois da publicidade
Seus últimos papéis foram nos filmes Gang warz e Paradise, ambos lançados em 2004 nos EUA, mas que ficaram inéditos nos cinemas brasileiros.