Jean Murilo Patricio da Assunção é um dos 46 formandos de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, no Sul do Estado. A conquista, além de ser um segundo diploma, faz parte de um momento histórico para a região.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A primeira turma de Medicina da UFSC do Campus da cidade colou grau na última semana. Foram alguns anos de luta de lideranças do Sul Catarinense para que o curso fosse criado e começasse a receber alunos em 2018. Agora, seis anos depois, formam-se os primeiros médicos.
Morte de um dos cardiologistas mais conhecidos de Criciúma gera comoção: “Deixa saudades”
Nascido e criado em Araranguá, Assunção é formado em Enfermagem desde 2012. Filho de trabalhadora doméstica, o estudante passou cinco anos no cursinho pré-vestibular até ser aprovado para ingressar na primeira turma de Medicina da universidade.
Continua depois da publicidade
— A mãe me ajudou. Eu economizei um pouco do dinheiro, enquanto estava fazendo o cursinho e trabalhando. Depois, eu só ia conseguir fazer uma faculdade pública que fosse em Araranguá. Dei sorte que a UFSC veio para cá e eu consegui realizar o sonho de fazer medicina — conta Assunção.
O estudante perdeu o pai ainda criança. Por isso, boa parte da vida contou somente com a renda da mãe, hoje aposentada. Mesmo aprovado em outras faculdades, mudar de cidade, por conta dos gastos e da distância, não era uma opção.
Por isso, o curso de Medicina da UFSC Araranguá, criado em 14 de junho de 2017, representou, para Assunção e seus colegas, a oportunidade de realizar o sonho.
Veja fotos da formatura da turma medicina da UFSC Araranguá
Continua depois da publicidade
Leia mais
UFSC é eleita segunda melhor universidade federal do Brasil, segundo ranking internacional
Beto Carrero World explica motivo do “mistério” no destino dos animais do zoo