Patrocínio da Nike, camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol e multicampeão pelo atual clube. A descrição poderia se tratar de jogadores como Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Vinicius Júnior ou Rodrygo. Mas estamos falando do volante Tiago Augusto Gonçalves, de 15 anos, natural de Joinville.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp 

O jovem talento pertence a base do Grêmio desde 2018. Em Porto Alegre, já conquistou diversos títulos, como o Mundial Go Cup Sub-12, a Copa Umbro Sub-14 e a Copa Voltaço Sub-14, além de ser pentacampeão do Campeonato Gaúcho de base. Hoje, integra também o Sub-17 do Tricolor.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Mas as melhores lembranças do atleta aconteceram recentemente, com a amarelinha, quando Tiago, entre julho e agosto, foi convocado pelo técnico Dudu Patetuci para um período de amistosos da Seleção Brasileira Sub-15, em preparação para o Sul-Americano da categoria, que acontece em novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

AN 100 anos

— Eu estava na escola, e aí do nada, saiu a convocação. Fiquei sem acreditar. Minha mãe ligou chorando, meu pai mandou mensagem. Muito feliz — conta.

O jovem, inclusive, chegou a vestir a camisa 10 da Seleção. Mas a pressão de jogar com a histórica camiseta não teve efeito. Durante os amistosos contra as seleções do Uruguai e Equador, ele marcou um gol e deu três assistências.

— Sensação única, vestir a camisa de Pelé, Neymar, Zico, com o meu nome atrás, muito honrado e espero vestir mais vezes — afirma.

Os jogos aconteceram na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e no Uruguai.

Veja fotos de Tiago Augusto com a Seleção Brasileira

Continua depois da publicidade

De Joinville para Porto Alegre

Nascido em 2008 e criado em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Tiago Augusto Gonçalves deu os primeiros chutes em escolinhas da cidade, e chegou a fazer parte da equipe Grêmio Whirlpool, onde começou a se destacar mais.

Em 2017, com nove anos, o jovem foi convidado por uma escolinha de Balneário Camboriú para testes em equipes do Rio Grande do Sul. Com grande desempenho, quase chegou a vestir a camisa do rival.

— Joguei contra o Inter e já falaram para o meu pai para eu não jogar contra o Grêmio, pois me queriam. Mas acabei jogando, me destaquei, fiz dois gols e uma assistência, e o pessoal da coordenação já me quis também. Voltamos para Joinville e ficamos em dúvida, mas decidi ir para o Grêmio, pela estrutura — revela.

Em janeiro de 2018, Tiago viajou 618,9 quilômetros para, oficialmente, se mudar junto do pai para Porto Alegre e integrar as categorias de base da equipe Tricolor gaúcha. O resto da família mudou-se em janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

Tiago Augusto em treino com o Grêmio, de Porto Alegre (Foto: Arquivo Pessoal)

— Meu sonho sempre foi jogar no Flamengo, meu time do coração. Não eram times que eu pensava em ir. Fiquei em dúvida, mas quando joguei os jogos, gostei mesmo do Grêmio — disse.

Ainda, entre as rotinas de treino, o garoto divide os compromissos com a escola em Porto Alegre. Pela manhã, toma café no clube, treina e almoça. Durante a tarde, estuda com os colegas que também são atletas. À noite, precisa seguir uma alimentação pré-escrita e acaba jantando no Grêmio.

Inspiração em jogadores Bola de Ouro e sonho de Copa do Mundo

A inspiração para jogar no meio-campo vem do craque croata Luka Modric, bola de ouro em 2018. Mas o ídolo mesmo do garoto é o argentino Lionel Messi, que possui sete prêmios de melhor do mundo.

— Quando se é mais novo, todo mundo quer ser atacante. Desde que vim pro campo, sempre fui meia e jogo de volante também — disse.

Continua depois da publicidade

Tiago Augusto em partida com o Grêmio, contra o São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)

Patrocinado pela Nike desde os 11 anos, o jovem vive a expectativa de assinar um contrato profissional com o Grêmio. Aos 15, ele precisa esperar fazer aniversário em fevereiro do ano que vem, quando completará 16 anos e poderá ser vinculado profissionalmente.

— Tenho expectativa, é um sonho desde criança, quero estar no profissional, jogar pelo Grêmio, ganhar títulos aqui, ir para a Europa, jogar uma Copa do Mundo. Sonhos que desejo realizar, ganhar a Libertadores, a Champions League, sonho essas coisas. Penso no futuro em jogar no Joinville também — revela.

Com o término das atividades na Granja Comary, Tiago aguarda com ansiedade novas convocações, para estar presente no Sul-Americano, em novembro, e continuar escrevendo a sua história com a Seleção Brasileira.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Jaraguá Futsal e Joinville lideram ranking de público na Liga Nacional com quase 60 mil pessoas

Continua depois da publicidade

Raro “morcego brasileiro” descoberto em Joinville reaparece após mais de 100 anos

Cidade de SC tem o maior número de praias limpas do Brasil