Diferente de uma “chuva de meteoros” comum, que pode ter algumas dezenas ou centenas de riscos por hora no céu noturno, a Tempestade de Meteoros Tau-Herculídea – prevista para a madrugada desta terça-feira (31) deve ter algo na casa dos milhares de flashes, podendo alcançar até mesmo dezenas de milhares de registros por hora.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
O pico do fenômeno está previsto para 2h04min e poderá ser avistado de todo o continente americano. Ou seja, terá condições ideais de observação aqui no Brasil. Alguns fatores podem colaborar para isso. Um deles é a “ausência de lua”, já que ela está na fase Nova – de modo que não irá gerar concorrência com sua luminosidade.
Tempestade de Meteoros ao vivo
Origem da Tempestade de Meteoros
As “chuvas de meteoros” ocorrem por conta de fragmentos deixados por cometas ou asteroides que orbitam o Sol.
No caso da Tau-Herculídeas, o responsável pelo rastro de detritos é o cometa chamado de “SW 3” (“73P/Schwassman-Wachmann 3”, no nome completo).
Continua depois da publicidade
Esse cometa leva em torno de 5,4 anos para orbitar o Sol. O “SW 3” foi descoberto em 1930, mas foi em 1995 que ele se fragmentou, em dezenas de partes, deixando assim uma “nuvem de partículas”.
É justamente quando a Terra cruza por esse material espacial que ocorre a tempestade de meteoros.

James Webb: tudo sobre o telescópio que vai revolucionar astronomia
Como observar
O ideal é buscar lugares escuros, mais afastados de cidades, onde a noite não tenha interferência da poluição luminosa provocada luzes artificiais. Até por isso a Lua na fase Nova torna o fenômeno ainda mais propício para observação, já que não irá gerar concorrência com seu brilho.
Uma dica é chegar no local um pouco antes, para que os olhos “se acostumem” com a menor quantidade de luz. E não adianta levar telescópios ou outros equipamentos. Esse é um tipo de fenômeno ideal para observação a olho nu. Outra coisa que ajuda é ficar deitado – em uma cadeira de praia, por exemplo – para conseguir enxergar mais longe no horizonte.
Continua depois da publicidade
E para quem estiver em regiões de céu encoberto, a alternativa é acompanhar pela internet. O canal Space Today fará live – com imagens de diversas câmeras – inclusive de pontos fora do Brasil (assista no vídeo acima).
Por fim, é importante avisar: as chuvas de meteoros são bastante difíceis de prever. No caso da Tempestade de Meteoros Tau-Herculídea a expectativa é grande, já que se trata de um fenômeno com potencial de ser um belo espetáculo. Mas assim como podemos ter um céu repleto de riscos, também existe a chance de frustração.
No vídeo abaixo, o canal Space Today, do geofísico Sérgio Sacani, mostra um mapa com orientações para quem pretende observar o fenômeno. Assim é possível se preparar para ter mais chances de ver a tempestade de meteoros em cada região do Brasil.
Saiba tudo sobre a Tempestade de Meteoros Tau-Herculídea
Leia mais:
Telescópio Hubble bate recorde e detecta estrela mais distante já vista
Continua depois da publicidade
Vídeo: mais de 300 meteoros são avistados no céu de Santa Catarina
Meteoro “bola de fogo” é registrado por estação no Sul do Brasil