Os 27 senadores eleitos em outubro de 2014 – um terço dos 81 nomes que irão compor o Senado – tomam posse, na tarde deste domingo, em Brasília. Do Rio Grande do Sul, o mais novo senador a assumir o cargo é Lasier Martins (PDT), que ocupará o lugar de Pedro Simon (PMDB). Os outros dois senadores, que representam o Estado por mais quatro anos, são Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP).
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, 513 deputados federais foram empossados
A cerimônia, prevista para as 15h, será presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL), que convocará o senador mais velho para prestar o juramento. Em seguida, cada um dos novos senadores deverá dizer “assim o prometo”. Uma vez empossados, eles terão mandato de oito anos, que durará até 2023.
A colunista Carolina Bahia e o repórter Guilherme Mazui acompanham a posse:
Ato contínuo à posse dos senadores, será iniciada a votação para eleição do novo presidente da Casa. Um acordo histórico determina a regra da proporcionalidade, ou seja, o partido com maior bancada indica o nome do novo presidente. Neste caso, caberá ao PMDB, que terá 19 senadores no total, fazer a indicação. Entretanto, os partidos poderão votar em discordância a essa regra e eleger outro nome para assumir o posto pelos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre as eleições
Logo após apurados os votos para presidente, ele assumirá os trabalhos. A eleição para a Mesa Diretora poderá ser convocada logo em seguida ou deixada para a manhã do dia seguinte. Isso deve depender da agilidade dos partidos na formação dos blocos e indicação dos nomes que irão ocupar, pela regra da proporcionalidade, cada um dos cargos na Mesa.
* Zero Hora