Jorginho Mello chegou com sorriso no rosto e sob aplausos de parte dos convidados que aguardavam sua chegada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para a cerimônia de posse no governo de Santa Catarina na tarde deste domingo. Sempre acompanhado da vice sua vice, Marilisa Boehm, durante a cerimônia disse que ama o Estado, alfinetou Moisés e agradeceu Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A troca do termo “eleito” para “empossado” seguiu o protocolo numa cerimônia de menos de uma hora: juramento, assinatura no livro oficial e cumprimentos dos deputados que compõe a atual mesa diretora da Alesc. O que fugiu ao comum foi só quando o silêncio foi rompido pele grito “coisa linda” quando o governador completou sua assinatura no livro. A posse do novo governador foi prestigiada pelo agora ex-chefe de Estado, Carlos Moisés (Republicanos), que fez questão de dizer que compareceu a posse porque ali se encerrava um ciclo. Moisés não teve pronunciamento no protocolo e comentou o fim do governo antes da solenidade:

— A vida é feita de ciclos e esse é um que termina hoje. A nossa vinda aqui é na verdade um culto a democracia — disse.

Ao tomar a palavra, já empossado, Jorginho fez acenos ao senador eleito Jorge Seif (PL). O ex-secretário de Jair Bolsonaro era uma das presenças na mesa da cerimônia. A lembrança na fala ao aliado do ex-presidente Bolsonaro contrastou com o que Jorginho disse ao ser questionado sobre Lula.

Continua depois da publicidade

Posse de Jorginho terá 1,5 mil convidados

Não vi nada sobre a posse do presidente, disse Jorginho na chegada a Alesc. Em seu discurso, não mencionou o novo líder do Brasil, empossado quase que ao mesmo tempo em Brasília.

— Quero que as pessoas se orgulhem de viver em Santa Catarina — disse Mello ao elencar suas propostas e não perdeu a chance de cutucar Moisés ao falar sobre esse reconhecimento: “Viu governador Moisés? —, disse o governador empossado.

Voltou a ser aplaudido quando agradeceu aos “bolsonaristas de Santa Catarina” e aclamou o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em seu discurso, Jorginho falou também sobre suas principais promessas de campanha e renovou o compromisso sobre garantir faculdade gratuita aos catarineneses e zerar a fila da saúde. Disse que essas duas demandas são suas prioridades ao assumir o governo de SC.

Continua depois da publicidade

Antes da cerimônia, Jorginho praticou de ato econômico na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Chegou em um carro com placas modificada, anunciando mesmo que toda a pompa já demonstrasse, que dentro do veículo estava o chefe do Executivo.

O ato é um dos três compromissos de Mello neste domingo. Ele ainda deve oficializar parte de seu secretariado em cerimônia no Centro administrativo.

Confira o vídeo:

Leia também:

Posse de Lula: Catarinenses acompanham ato histórico com misto de alegria e medo

Ao Vivo: Acompanhe a posse do presidente Lula em Brasília

Posse de Lula: Em dia histórico, Brasília amanhece com chuva, clima de Carnaval e filas