Lula (PT) está está consciente, conversando normalmente e se alimentando, informou a equipe médica dele em entrevista coletiva na manhã desta terça (10). O político foi internado e passou por uma cirurgia de emergência após sentir dores de cabeça na noite de segunda-feira (9), em Brasília.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O presidente de 79 anos sofreu uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente doméstico sofrido em 19 de outubro. Ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma.

Queda no banheiro, hemorragia, cirurgia e UTI: a linha do tempo de Lula após acidente doméstico

A cirurgia levou cerca de duas horas. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido e Lula não terá sequelas:

Continua depois da publicidade

— O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado, e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação aí nos próximos dias — disse o médico Roberto Kalil.

O hematoma estava entre o cérebro e a membrana meníngia, causando a compressão do cérebro. Segundo os médicos, esta complicação é comum em pessoas que sofreram uma queda, principalmente em pacientes de mais idade.

— O sangramento comprimiu o cérebro, foi removido. O cérebro foi descomprimido e ele está com as funções neurológicas preservadas — declarou o neurocirurgião Marcos Stavale.

De acordo com Roberto Kalil, a previsão é a de que o presidente retorne a Brasília no começo da próxima semana. A primeira-dama, Janja, o acompanhou na viagem a São Paulo.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a coletiva de imprensa ao vivo

Confira imagens do presidente

Leia também

INSS 2025: confira idade mínima e novas regras de transição para aposentadoria

Jorginho cancela criação de IPVA para barcos e aviões em Santa Catarina